Se surpreenda ao saber da marca de peixe proibida pela ANVISA com urgência, após buracos na pele e dormência, e situação HOJE (06)
E o famoso órgão de fiscalização, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, conhecida e querida por todos os brasileiros, tem marca de peixe proibida com urgência, após buracos na pele e demência, e situação HOJE (06).
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, que tem como função, regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública, podendo apreender, recolher, proibir e a suspender armazenamento, comercialização e distribuição do produto, ou serviço, tem marca de peixe proibida com urgência, após buracos na pele e demência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que em agosto deste ano de 2013, a Anvisa, por meio do seu portal oficial, “www.gov.br/anvisa”, informou que proibiu a comercialização, a distribuição e o uso do atum ralado em óleo comestível com caldo vegetal, fabricado pela Cellier Alimentos Linha Profissional, SIF 3699, lote 08/05/23, fabricado em 08/05/2023 e com validade até 08/05/2025.
Segundo as informações, também foi determinado o recolhimento do produto do mercado, pois a agência recebeu relato do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS-SP) sobre a ocorrência de surto em Centros de Educação Infantil (CEIs) de Campinas, no final de julho de 2023, após o consumo do produto, com sintomas compatíveis com intoxicação alimentar por histamina.
Para quem não sabe, a histamina é uma substância que pode se formar após a morte de pescados, quando as condições de manuseio, armazenamento, e tratamento do pescado são inadequadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sabendo disso, vale dizer ainda que o consumo do alimento contaminado por histamina pode causar dormência, formigamento e sensação de queimação na boca, erupções cutâneas no tronco superior, queda de pressão, dor de cabeça, coceira na pele, podendo evoluir para náusea, vômito e diarreia e podem durar algumas horas, já em idosos e pessoas com problemas de saúde, os sintomas podem evoluir.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Alerta no Bolsa Família: Essa lista de beneficiários tem até o dia 30/12 para evitar corte no benefício
● Para desbloquear o teto máximo: 5 passos para se aposentar pelo INSS em 2025 ganhando mais de R$7 mil
● Isenção do IPTU, adeus pagamento em passagens e vitória em plano de saúde: 3 vitórias garantidas a idosos 60+
A empresa, a Cellier, na época informou que a origem do problema foi identificada rapidamente, em nota enviada ao portal “g1”, quando disse: “Tratou-se de uma falha pontual de operação que não mais ocorrerá, graças a inclusão de medidas corretivas em seu plano de APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle)”, disse a empresa.
Qual o maior produtor de pescados do Brasil?
Segundo o portal “assembleia”, o Paraná é o maior produtor de pescados no Brasil, o Estado produziu 194 mil toneladas no último ano.