ROLO COMPRESSOR!

Do céu ao inferno: C&A e Riachuelo despencam e nova rival vira queridinha dos brasileiros com 90bi na mesa

10/04/2024 às 8h27

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Nova queridinha do fast fashion conquista brasileiros e fazem rivais como C&A e Riachuelo despencarem (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Logo.net)

Nova rival do fast fashion vira queridinha dos brasileiros e lojas como C&A e Riachuelo se desesperam com cenário

Quem acompanha o cenário das varejistas no geral, principalmente nas do setor da moda como C&A, Riachuelo, Marisa e tantas outras, sabe bem que e-commerce está passando como um rolo compressor por cima da concorrência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E nessa corrida de tentar superar essa concorrência imbatível, tanto em preço como praticidade, uma nova queridinha se ascendeu de um jeito assustador.

Shein
Em alta, a Shein se tornou uma das mais queridinhas entre brasileiros (Foto Reprodução/Terra)

E pior, está deixando o cenário cada vez mais complicado para as marcas nacionais que despencam também no digital enquanto ela só cresce.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos falando da chinesa Shein, que tem dominado cada vez mais a moda do digital brasileiro.

Comigo NINGUÉM pode!

De acordo com uma publicação nas redes sociais do portal @umode.App foi apontada que a marca está com um número impressionante de 16,17% do marketshare de tráfego na web, segundo estudo da Snaq e SimilarWeb.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse número ultrapassa a C&A que, de acordo com o levantamento exposto pelo perfil, está com 3,20% enquanto a Riachuelo está um pouco a frente com 3,35%

A gigante, conhecida por suas peças acessíveis e produção inovadora com auxílio de IA, lança mais de 2 mil novos produtos diariamente.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Shein lidera com vantagem assustadora no setor da moda no Brasil (Foto Reprodução/Instagram)

Em 2023, o faturamento da Shein no Brasil atingiu a marca de R$ 10 bilhões, registrando um crescimento de 42,8% em comparação a 2022.

Isso sem mencionar o fato de que a mesma democratizou a moda no sentido de produzir roupas de diversos estilos (do alt fashion ao casual) e tamanhos.

Podemos até brincar que se a chinesa fosse uma “planta”, seria chamada de “Comigo ninguém pode” do setor da moda e do varejo.

Embora algumas varejistas ainda liderem com R$ 11,7 bilhões, a expectativa é alta para o IPO da Shein nos EUA, com um valuation* estimado em US$ 90 bilhões na mesa.

(*Valuation é um termo de origem inglesa que significa avaliação de empresas.

Ao trabalhar com as percepções que os investidores e clientes têm a respeito da empresa, o valuation envolve o julgamento da posição que ocupa no mercado e a previsão do retorno de investimento nas ações da empresa)

Por que a Shein faz tanto sucesso no Brasil?

A matemática para responder essa questão é muito simples! Conforme mencionamos acima, o sucesso da Shein se dá por conta de uma combinação poderosa: Preço extremamente baixo+ variedade em peças + qualidade.

A Shein possui milhares de produtos em seu catálogo aliado a uma variedade de categorias, as quais vão desde seu principal segmento, o vestuário, até produtos de papelaria, pets, casa e até mesmo eletrônicos.

Riachuelo e C&A terão uma nova concorrente no mercado nacional (Foto: Reprodução/ Internet)
Riachuelo e C&A são amedrontados com a ascensão da Shein (Foto: Reprodução/Montagem/Tv Foco)

A marca teve seu grande “Boom” no e-commerce, durante a pandemia da COVID-19, que assolou o mundo em 2020 mas potencializou o comportamento online dos consumidores.

De acordo com uma publicação da BBC, de janeiro de 2024, essa gigante da moda começou a fabricar roupas no Brasil ainda em 2022 e a expectativa é que se envie produtos de sua fábrica brasileira para outros mercados latino-americanos.

A diretora de produção brasileira, Fabiana Magalhães, comentou que “a ideia é que até 2026 o Brasil esteja pronto para abastecer a América Latina”.

A empresa possui uma rede de armazéns em todo o mundo, incluindo centros de distribuição no Brasil e no México.

Todos esses dados expostos sobre a Shein, entre tantos outros que já detalhamos em diversas matérias, levanta um alerta para as varejistas famosas locais.

Afinal de contas, se elas não se adaptarem e conseguirem inovar diante dos novos ventos, poderão ser fatalmente engolidas pela concorrente*

(Para saber mais sobre os impactos do e-commerce no varejo, clique aqui*)

Thumbnail Video Youtube

Loja C&A
Riachuello
Shein

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.