Cabeleireiros contam como passar a chapinha sem danificar o cabelo
O cabelo liso está de volta à moda, fato que faz com que muitas mulheres retomem o uso constante da chapinha. Porém, isso pode trazer grandes danos a saúde capilar.
De fato, o uso constante da alta temperatura poderá danificar a proteção dos fios e, ainda, diminuirá a capacidade do cabelo, resultando em fios ressecados, ponta dupla e até frizz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, nesta terça-feira, 07, iremos mostrar cinco dicas essenciais de cabeleireiros para alisar as madeixas com a chapinha e evitar os principais danos.
Especialistas
Durante uma entrevista para a revista Glamour, a cabeleireira das celebridades Mara Roszak e Millie Morales, hairstylist da Garnier, deram algumas dicas de como passar a prancha nos fios.
Primeiramente, a dica de Mara Roszak é se atentar aos cuidados pré-procedimento, que ajudam a manter a nutrição das madeixas e prolongar o efeito liso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cabelos limpos
Para manter o penteado por mais tempo, remover o acúmulo de limpeza e suavizar os danos, o ideal é utilizar “shampoo e condicionador hidratantes e de limpeza profunda”.
Em seguida, é necessário tomar alguns cuidados após o banho, como utilizar toalhas para os cabelos ou até de cetim para reduzir o frizz dos fios.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim do aspecto de cansada: 3 misturinhas acabam com olheiras profundas e linhas finas
● Como emagrecer sem dieta? 5 passos infalíveis para emagrecer 5kg e ter cintura fininha para o Verão 2025
● Fim das rugas, manchas e cravos: Detox facial com 4 ingredientes traz pele de seda enquanto idosas 60+ dormem
Já a dica de ouro de Mara Roszak é alisar o cabelo um dia após a lavagem, uma vez que as madeixas estarão realmente secas. Porém, tome cuidado, a raiz não pode estar oleosa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A chapinha pode evidenciar isso e/ou criar um visual engordurado. Nesse caso, tenha cuidado para começar a usar a chapinha a cerca de uma polegada (aproximadamente 2,5 cm) de distância da raiz, longe da linha do couro cabeludo e da divisão dos fios”, disse a profissional.
Fios secos
Para melhores resultados e evitar os danos, é preciso ter certeza de que as madeixas estão desembaraçadas e secas.
Millie Morales aconselha fazer uma escova antes de aplicar a chapinha, que passa a ter a função de finalizar as madeixas e evita maiores danos.
Divida os fios em seções
Para melhores resultados, o indicado é dividir o cabelo em seções e começar pela parte debaixo.
“Recomendo dividir o cabelo em pequenas seções e usar presilhas para mantê-las no lugar. Comece pela camada inferior e vá subindo Isso permite que você se concentre em áreas menores de cada vez, garantindo que cada seção fique alisada de maneira uniforme”, diz a profissional.
Alisamento
Além disso, o indicado é utilizar a chapinha apenas duas vezes por mecha para evitar que o calor modifique ainda mais a fibra capilar e resulte nos fios ressecados.
Finalize com um sérum
Por fim, após a chapinha, é necessário finalizar com um sérum leve, para adicionar brilho e manter a hidratação.
Dicas extras
Além disso, existem outras dicas que podem manter o efeito liso do cabelo e evitar os danos da chapinha. Veja:
- Primeiramente, passe um protetor térmico nos fios;
- Realize cronograma capilar, com máscara de hidratação, nutrição e reconstrução;
- Utilize óleos capilares.
Considerações finais
Em suma, mulheres devem se atentar aos cuidados com o cabelo para evitar os danos da chapinha. Cabeleireiros indicam uso de sérum, produtos hidratantes e evitar o uso do aparelho em madeixas molhadas.
Veja mais informações sobre o cuidado com o cabelo clicando aqui.
Qual a chapinha que menos agride o cabelo?
Além disso, na hora de comprar a chapinha, opte por modelos que agridem menos os fios, como as que possuem placas de cerâmica ou turmalina.