Condenados à prisão
Condenados à prisão: Caetano Veloso e Gilberto Gil ficaram atrás das grades por motivo revoltante
08/02/2023 às 13h59
Os ícones do Brasil, Caetano Veloso e Gilberto Gil ficaram atrás das grades por motivo revoltante e poucos sabem
Não dá para negar que os cantores Caetano Veloso e Gilberto Gil, são dois dos maiores ícones da música brasileira. No entanto, há um fato sobre eles que poucas pessoas sabem: ambos já foram condenados à prisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com décadas de carreiras de grande sucesso, e atualmente levando a vida de forma tranquila e recatada ao lado de suas famílias, Caetano Veloso e Gilberto Gil sem dúvidas, estão no auge da melhor fase de suas trajetórias.
Para quem não sabe, os famosos foram presos pela ditadura, em São Paulo, 14 dias depois após o AI-5, entrar em vigor. Após a prisão, eles foram transferidos para o Rio de Janeiro e soltos dois meses depois, e ambos foram inocentados das acusações de desrespeito ao hino nacional e a bandeira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas não para por aí, quando os famosos retornaram a Salvador foram presos mais uma vez e submetidos a prisão domiciliar, proibidos de fazer shows e dar entrevistas. Inclusive, no ano de 69, os militares disseram que a situação de Caetano Veloso e Gilberto Gil, só poderia ser resolvida com o exílio.
Sobre o motivo que levou a prisão, eles foram detidos por conta de um show que os dois fizeram com os Mutantes na boate Sucata, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o palco da apresnetação foi ornado com uma imagem do artista plástico Hélio Oiticica, na qual um bandido conhecido como Cara de Cavalo aparece deitado no chão com a inscrição: “seja marginal, seja herói”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois bem, uma pessoa então se sentiu ofendida com a imagem conseguiu fechar o local por via judicial. Dito isso, Militares dos Agulhas Negras ficaram sabendo da notícia misturadas as boataria e pediram aos superiores para checarem o fato.
A prisão
No dia em que foram presos, o cantor Gilberto Gil havia dormido na casa da Caetano Veloso, e bem cedo, os policiais estavam na porta do cantor. Já na delegacia, eles foram interrogados e souberam que estavam lá para prestar esclarecimentos sobre participação em passeatas, sobre o show da Sucata e acusações de que teriam cantado o hino Nacional com letra profana.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Nunca imaginei”: Carta psicografada de Glória Maria crava recado arrepiante e traz confissão inacreditável
● Mion não esconde mais e toma liberdade de assumir o que ninguém sabia de Gilberto Gil: “À noite”
● Leila comunica sobre contratação de Neymar no Palmeiras em 2025 e envolve até o Santos: “Ele vai”
Depois, eles ficaram presos em celas individuais por cerca de duas semanas e tiveram suas cabeças raspadas. Foram transferidos para quarteis separados depois. As informações contam ainda que quando eles já estavam presos há um mês os militares se deram por satisfeitos com a investigação que inocentou os dois de qualquer crime.
No entanto, Caetano Veloso e Gilberto Gil só foram soltos em fevereiro de 1969. Mas, ao chegarem em Salvador, foram presso mais uma vez, pois as autoridades locais ainda não tinham sido informadas de que o pedido de prisão já tinha sido cumprido.
Vale dizer que a prisão dos famosos, na época, acabou se tornando um problema até mesmo para o coronel Luis Artur, que chefiava a Polícia Federal soteropolitana. Inclusive, ele mesmo falou que a situação era esquisita e foi ao Rio de Janeiro resolver o impasse.
Então, quando ele retornou, comunicou a Gilberto Gil e Caetano Veloso que a única alternativa seria deixar o País. Foi autorizado apenas que fizessem um show, que aconteceu nos dias 20 e 21 de julho de 1969, para arrecadar fundos para a viagem. Gil e Caetano só voltaram de vez para o Brasil em 1972.
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: