O órgão proibiu e decretou a retirada do café das prateleiras dos mercados
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é a responsável pela qualidade e segurança de alguns produtos comercializados no Brasil. Dessa vez, por exemplo, vamos falar da proibição do órgão sobre a venda de uma marca de café retirada dos mercados devido à detecção de fragmentos de vidro presente no produto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo as informações divulgadas pelo site da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Anvisa, através da publicação de uma resolução, suspendeu a comercialização, distribuição e uso do lote nº 495 do produto Café Moído e Torrada, da marca Café da Terra, distribuído pela empresa Café Terra do Rei LTDA. Vale dizer que o caso ocorreu ainda em março de 2023.
O café com validade até 27/04/2023, foi proibido pela Anvisa considerando o resultado do laudo de análise do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels no Rio de Janeiro, por apresentar resultados insatisfatórios quanto ao ensaio de pesquisa de matérias estranhas indicativas de risco à saúde humana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que, segundo as regras da autarquia, indica falhas das Boas Práticas. Isso, pois no resultado do laudo emitido pelo laboratório foi detectado a presença de “fragmentos rígidos de brilho vítreo”, ou seja, fragmentos de vidro, no lote do produto em questão.
Vale destacar, que a presença de fragmentos de vidros foram constatadas somente no lote mencionado neste texto (lote nº 495), e que os demais produtos da marca não sofreram quaisquer proibições da Anvisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Situação atual da empresa
Após apurações dos fatos, até o momento não foi encontrada nenhuma nota, declaração ou posicionamento da empresa Café Terra do Rei LTDA sobre o ocorrido com o lote do produto. Entretanto, segundo as informações do portal ‘Econodata’, a empresa segue funcionando normalmente.
O que é a Anvisa faz?
Segundo a legislação, compete à Anvisa controlar e fiscalizar alimentos, inclusive bebidas, águas envasadas, seus insumos, suas embalagens, aditivos alimentares e limites de contaminantes orgânicos e inorgânicos, resíduos de agrotóxicos e de medicamentos veterinários, produtos obtidos por engenharia genética e outras tecnologias como irradiação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE