A CAIXA está disponibilizando dois pagamentos significativos para milhares de brasileiros, permitindo saques de até R$6 mil
A Coordenadoria de Defesa Civil da Prefeitura Municipal de São João Batista informou em nota que a Caixa Econômica Federal já concedeu autorização para o saque calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) destinado aos trabalhadores cujas residências foram afetadas pelas recentes enchentes na cidade. O prazo para solicitar o benefício é até 28 de janeiro, utilizando o aplicativo FGTS disponível para celulares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O saque abrange somente os moradores cujos endereços foram registrados pela Defesa Civil durante o período das ocorrências. Para solicitar o saque do FGTS Calamidade por meio do aplicativo FGTS, o trabalhador deve seguir os seguintes passos:
1) Ao acessar o aplicativo FGTS, clique em “Meus Saques”;
2) Escolha a opção “Outras Situações de Saques”;
3) Selecione o motivo do saque “Calamidade Pública”;
4) Selecione o município de residência e clique em “Continuar”;
5) Escolha uma das opções para receber o FGTS: Crédito em conta bancária de qualquer instituição ou saque presencial;
6) Faça o upload dos documentos necessários;
7) Confira os documentos anexados e confirme;
8) A Caixa analisará a solicitação e, se estiver correta, o valor será creditado na conta do trabalhador.
As instruções detalhadas sobre o uso do aplicativo FGTS estão disponíveis no site da Caixa Econômica Federal, através do link: https://www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos/fgts/paginas/default.aspx. Mais informações sobre o saque calamidade do FGTS, incluindo a documentação necessária para atendimento presencial, podem ser encontradas em https://www.fgts.gov.br/Pages/sou-trabalhador/saque-calamidade.aspx.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PIS/PASEP 2024
A Caixa Econômica Federal informou que o pagamento do Abono Salarial 2024, referente ao ano-base 2022, começa a ser pago no próximo mês de fevereiro, a partir do dia 15.
Para o pagamento do PIS, considera-se o mês de nascimento do trabalhador. Já para o Pasep, a referência é o dígito final do número de inscrição no programa.
Segundo a Caixa, todos os beneficiários podem sacar o dinheiro até o dia 27 de dezembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Datas de pagamento do PIS:
- Nascidos em janeiro: recebem a partir de 15 de fevereiro;
- Nascidos em fevereiro: recebem a partir de 15 de março;
- Nascidos em março e abril: recebem a partir de 15 de abril;
- Nascidos em maio e junho: recebem a partir de 15 de maio;
- Nascidos em julho e agosto: recebem a partir de 17 de junho;
- Nascidos em setembro e outubro: recebem a partir de 15 de julho;
- Nascidos em novembro e dezembro: recebem a partir de 15 de agosto.
Datas de pagamento do Pasep:
- Final da inscrição 0: recebem a partir de 15 de fevereiro;
- Final da inscrição 1: recebem a partir de 15 de março;
- Final da inscrição 2 e 3: recebem a partir de 15 de abril;
- Final da inscrição 4 e 5: recebem a partir de 15 de maio;
- Final da inscrição 6 e 7: recebem a partir de 17 de junho;
- Final da inscrição 8: recebem a partir de 15 de julho;
- Final da inscrição 9: recebem a partir de 15 de agosto
O que é o abono salarial?
O abono salarial equivale ao valor de, no máximo, um salário-mínimo (agora em R$ 1.412). Para receber os valores, os trabalhadores devem atender aos seguintes critérios para ter direito ao benefício:
- Estar cadastrado no programa PIS/Pasep ou no CNIS (data do primeiro emprego) há pelo menos cinco anos;
- Ter trabalhado para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep);
- Recebido até 2 salários-mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado;
- Exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base da apuração (2022);
- ter os dados informados pelo empregador (pessoa jurídica ou governo) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial do ano-base considerado para apuração (2022).