Tudo sobre o comunicado do Banco Central após paralisação do Pix na Caixa, Banco do Brasil e Bradesco
Clientes de bancos como Caixa, Banco do Brasil, Bradesco e outros, acabaram sofrendo com a paralisação do sistema do Pix na última quarta-feira (14).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante da situação inesperada, o Banco Central acabou precisando emitir um comunicado para tranquilizar os clientes das empresas afetadas. A saber, o Pix do Nubank, Caixa, Santander, Itaú, Banco do Brasil, PicPay, Bradesco e Banco Inter apresentou problemas. De acordo com relatos no X (antigo Twitter), não era possível realizar transferências pelo sistema de pagamentos nos aplicativos para Android e iPhone (iOS).
Assim, no Downdetector, site que monitora o funcionamento de serviços online, todos os bancos citados demonstraram a instabilidade, que começou por volta de 10h20 e somou mais de 1.300 notificações no total.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já no Google Trends, plataforma que registra as tendências de pesquisa no Google, termos como “pix indisponível”, “não consigo fazer pix”, “pix fora do ar”, “pix em processamento”, “pix rejeitado” e “instabilidade pix hoje” apareceram com aumento repentino.
COMUNICADO DO BANCO CENTRAL
De acordo com o comunicado feito pelo Banco Central, a falha geral do Pix estava relacionada à instabilidade sofrida pelo BC na segunda-feira, apontada pelo Downdetector.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em nota oficial divulgada à imprensa, o órgão acabou informado que a função já foi normalizada. “Houve a ocorrência de problemas técnicos no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) que afetaram o funcionamento do Pix durante a manhã desta segunda-feira (14/10). As equipes do Banco Central atuaram rapidamente, e o problema já se encontra resolvido”.
Além disso, o Bradesco também se posicionou. Em nota, o banco acabou confirmando que a falha veio do sistema do BC e que o “serviço já foi regularizado e funciona normalmente no app”. Já o Banco Inter informou que “os serviços via PIX já estão normalizados”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “R$ 4 mil a receber”: Banco Central emite comunicado crucial hoje (13) com alerta sobre dinheiro esquecido
● Contas esvaziadas: Banco Central emite comunicado urgente hoje (13) exigindo que clientes jamais façam isso
● “A partir do dia 1”: Banco Central faz exigência sobre o PIX e crava proibição que atinge a Caixa, Itaú e +
A saber, o Banco Central se trata de um dos principais órgãos do Brasil e tem como principal finalidade, em suma, garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, o Banco Central acabou sendo criado por conta da reforma do sistema financeiro, realizada em 31 de dezembro de 1964, pela lei nº 4.595. Como resultado, ele integrou todas as funções da Superintendência de Moeda e Crédito, bem como algumas funções do Banco do Brasil.
Dessa forma, atualmente ele é responsável pela autoridade monetária do Brasil, estando diretamente ligada ao Ministério da Economia, o antigo Ministério da Fazenda.
CLIENTES EM DESESPERO
Por fim, no X (antigo Twitter), há diversos relatos sobre o problema. Correntistas dos principais bancos digitais foram surpreendidos pelo Pix fora do ar enquanto finalizam compras ou faziam pagamentos.
O QUE VOCÊ VIU?
- Pix do Nubank, Caixa, Santander, Itaú, Banco do Brasil, PicPay, Bradesco e Banco Inter apresentou problemas;
- Clientes relataram desespero nas redes sociais;
- O Banco Central informou que a função já foi normalizada.
COMO ABRIR UMA CONTA NO BANCO DO BRASIL?
Assim, abra sua conta em minutos:
- Baixe o App BB. Selecione Conta Digital, siga as instruções e informe os seus dados;
- Verifique seu dispositivo. Confirme o seu celular clicando no link que o BB lhe enviar por SMS;
- Seus documentos. Mande uma selfie e fotos dos seus documentos e cadastre sua senha;
- Confirmação e liberação.