Bancos comunicam grande mudança para 2024 que vai impactar a vida de milhares de brasileiros
A Federação Brasileira de Bancos anunciou que instituições financeiras ligadas à entidade irão deixar de oferecer as transferências via DOC e TED para pessoas físicas e jurídicas até 29 de fevereiro de 2024.
De acordo com a entidade, os meios de pagamentos perderam espaço após a chegada do Pix, em novembro de 2020.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Levantamento feito pela Febraban com base nos dados divulgados pelo Banco Central mostra que as transações via DOC em 2022 somaram 59 milhões de operações, apenas 3,7% do total.
O Pix ficou no topo com 24 bilhões de transações, seguida do cartão de crédito com 18,2 bilhões, cartão de débito com 15,6 bilhões, boleto com 4 bilhões, por fim, TED com 1,01 bilhão e cheques com 202,8 milhões.
Entre as justificativas para a preferência pelo pix, estão a instantaneidade e gratuidade nas operações e a possibilidade de transferências de alto valor. Enquanto no TED e DOC, se limitam a pagamentos de menos de 5 mil reais.
A exclusão das operações deve acontecer até o final de 2024. Entre os 114 bancos associados com a Febraban que devem adotar a medida estão: Santander, Itaú, Bradesco, Caixa Econômica. Além do Banco do Brasil, BTG Pactual e JPMorgan.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No Documento de Ordem de Crédito (DOC) para Pessoas Físicas e Jurídicas, a data de fechamento do sistema é 29 de fevereiro de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que é transferência DOC?
A Transferência DOC (Documento de Ordem de Crédito) é um tipo de transação financeira no Brasil. DOC é uma forma de transferência eletrônica de fundos entre contas de diferentes bancos que ocorre no sistema financeiro nacional.
Com o avanço da tecnologia e a melhoria nos serviços financeiros, o PIX tem se tornado mais popular devido à sua rapidez e maior flexibilidade em comparação com o DOC e TED. Muitas instituições financeiras têm incentivado o uso do PIX.