ADEUS!
Caixa, Bradesco e mais: Banco Central confirma fim de serviço popular em 2024 e traz substituto a brasileiros
12/12/2024 às 21h00
Fim de serviço! O BC cravou o adeus de serviço queridinho de clientes da Caixa, Bradesco e outros bancos populares
O Banco Central do Brasil (BC) emitiu um comunicado avassalador cravando nada menos que o fim de serviço popular neste ano de 2024. Ademais, o adeus atinge bancos como a Caixa, Bradesco e outros, além de muitos clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais, o time de especialistas no mercado financeiro do TV FOCO, a partir de informações do portal G1, da Globo, traz à tona maiores detalhes a respeito do assunto.
Fim de serviço
Em suma, a grande realidade é que, o Banco Central informou na sexta-feira (6) de dezembro, que ainda existem, nas instituições financeiras, um valor equivalente a R$ 8,71 bilhões em “recursos esquecidos” pelos clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em síntese, o sistema do BC possibilita a consulta caso pessoas físicas (inclusive falecidas) e empresas, acabaram deixando valores para trás em bancos como a Caixa e Bradesco, consórcios ou outras companhias.
Vale dizer que, o fim de serviço se trata do prazo final para buscar os recursos. Oficialmente, isso ocorreu no dia (16) de outubro. Dessa forma, os valores acabaram sendo remetidos ao Tesouro Nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Substituto
Todavia, o fato de ter dinheiro esquecido no banco e não poder sacá-lo por ter perdido o prazo oficial, não anula o fato dos clientes poderem buscar um substituto. Segundo o G1, o Ministério da Fazenda disse que, além dos 30 dias para resgate depois da publicação da lei, existem ainda outros 30 dias para contestar o recolhimento dos recursos pelo Tesouro, a contar da data de publicação de edital pela pasta.
“Apenas após o término desse segundo prazo, e caso não haja manifestação daqueles que tenham direito sobre os depósitos, os valores serão incorporados ao Tesouro Nacional”, disse o Ministério.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Pra dar ADEUS à cédula do real: Banco Central anuncia substituto da moeda nacional para 2025
● “Unânime”: Renata paralisa o JN com nova lei do Banco Central que afeta saldo da poupança no fim de 2024
● Novo decreto do Banco Central confirma o que acontecerá com quem tem R$1000 na poupança Caixa hoje (12)
Ademais, o Ministério ainda reforçou que, mesmo assim, os proprietários dos montantes terão um prazo de seis meses para requerer judicialmente o reconhecimento do direito aos depósitos. “Logo, não há que se falar em confisco”, diz a pasta.
Todavia, caso não exista uma contestação sobre os valores, os mesmos acabam incorporados definitivamente como receita orçamentária primária.
Considerações finais
- O Banco Central cravou o fim de um serviço vital para muitos clientes;
- Ademais, estamos falando do dinheiro esquecido;
- Em suma, o banco deu um prazo final para os clientes realizarem o saque do montante;
- Todavia, caso tenham perdido o prazo, os clientes podem recorrer ao dinheiro judicialmente, sendo esse o substituto.
Veja mais notícias sobre o Banco Central CLICANDO AQUI.
Como consultar o dinheiro esquecido?
Ademais, o único site onde é possível realizar a consulta e saber como solicitar a devolução dos valores para pessoas jurídicas ou físicas, incluindo falecidas, se trata do https://valoresareceber.bcb.gov.br.
Por meio do sistema do Banco Central, os valores só serão liberados para aqueles que fornecerem uma chave PIX para a devolução.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]