Adeus

Caixa confirma fim de serviço vital em 2024 e atinge 150M de clientes

Caixa (Reprodução - Internet)

Caixa confirma fim de serviço que atinge milhões de clientes e muda sistema bancário

A Caixa oficializou o fim de um sistema de serviço que prometeu mudar o sistema bancário do Brasil.

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Na realidade, o Banco Central oficializou o fim do processo de transação por meio do DOC, e a Caixa foi um dos bancos impactados.

Após 40 anos de uso, em 2024 chegou ao fim a era do Documento de Ordem de Crédito (DOC) e Transferência Especial de Crédito (TEC).

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Em meio a ascensão do PIX uma forma de pagamento rápida, instantânea e gratuita, as duas modalidades foram estinguidas por falta de interesse dos brasileiros.

“Tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos. Mas, os clientes têm dado preferência ao PIX, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado”, explica walter Faria, diretor adjunto de serviços da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

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Mas, não foi apenas a Caixa atingida, mas todos os bancos que ofereciam esse tipo de serviço.

Conclusão final:

Portanto, a Caixa anunciou o fim do DOC em seu sistema bancário, confirmando o fim de uma era com a chegada e ascensão do PIX.

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O QUE FOI O DOC DA CAIXA?

Tanto na TEC quanto no DOC o valor máximo das transações era de até R$ 4.999,99, que podia ser agendado.

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A diferença entre as operações é que a TEC possibilitava ao emissor transferir recursos para diferentes contas ao mesmo tempo, o que não era possível no caso do DOC.
Com relação a tarifas, ambas as modalidades cobravam tarifas, com cada banco instituindo o valor, o que foi um dos pontos-chaves para o PIX, que não tem taxa, se tornar a preferência dos brasileiros.

Entenda comunicado da Caixa Econômica Federal (Foto: Divulgação)

Quantos clientes a Caixa quer atender?

Portanto, Carlos Vieira  novo presidente da Caixa Econômica Federal disse  que a intenção do banco é bater o número de 150 milhões de clientes, fazendo que instituição seja a primeira opção dos correntistas.

“Além disso, hoje nós temos contas na Caixa que chegam a 150 milhões. O que precisamos agora é transformar essas contas em 150 milhões de clientes que tenham a Caixa como primeiro relacionamento”, disse durante entrevista coletiva sobre o balanço financeiro do terceiro trimestre.

“Mas, o objetivo é transformar essa base, da qual nós temos em torno de 20% como clientes efetivos da Caixa, e trazer para serem clientes que fazem negócio conosco”.

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

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