Caixa lista 3 motivos que fazem pessoas serem cortadas do Bolsa Família
O Bolsa Família é um programa social do governo que auxilia famílias que precisam de ajuda. Por exemplo, se a renda familiar for inferior a R$ 218 por pessoa, você está apto para fazer parte do programa. A Caixa é responsável pelo pagamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E a própria Caixa foi a responsável por informar quais atitudes cruciais são as responsáveis por fazer as famílias serem excluídas do Bolsa Família. E ela listou três através do seu site oficial (caixa.gov.br). As famílias saem do Programa Bolsa Família por:
- Não atualizarem as informações cadastrais
- Porque melhoraram de renda, não se adequando mais ao perfil para receber o benefício ou descumpriram os critérios do programa.
- O descumprimento dos compromissos nas áreas de educação e de saúde também pode levar ao cancelamento do benefício.
Além disso, há ainda a possibilidade de as famílias saírem por conta própria. Para isso, elas precisam ir ao setor do Bolsa Família e do Cadastro Único do município e solicitarem o Desligamento Voluntário. Vale destacar que a missão da Caixa é atender as famílias que realmente precisam, por isso a necessidade do corte.
QUAL O POSICIONAMENTO DO GOVERNO EM RELAÇÃO AOS CORTES NO PROGRAMA?
Conforme informações do Valor Econômico, em 2024, o governo está promovendo uma espécie de limpeza nos cadastros. Basicamente, o órgão quer bloquear aquelas pessoas que estão recebendo o benefício e não se enquadram dentro dos requisitos.
O foco é banir esses cadastros e ampliar a ajuda para as pessoas que realmente precisam. E conforme informações do Valor Econômico, o pente fino já retirou esse 840 mil pessoas que não se enquadravam dentro do esperado, somente no último mês de janeiro. A tendência é seguir com o levantamento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE