A confirmação da Caixa determinando o fechamento de 128 agências no Brasil e substituto convocado
A Caixa Econômica Federal, criada em 1.861, está regulamentada pelo Decreto-Lei 759, de 12 de agosto de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda. Assim, trata-se de instituição semelhante aos bancos comerciais, podendo captar depósitos à vista, realizar operações ativas e efetuar prestação de serviços.
Dessa forma, a Caixa tem como objetivo ser uma instituição financeira pública que fomenta a inclusão e o desenvolvimento sustentável, evoluindo a vida das pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A CAIXA tem mais de 152 milhões de clientes que podem usufruir de todos os seus serviços e benefícios, contudo, que agora, precisam lidar com o fechamento de 128 agências.
FECHAMENTO DE 128 AGÊNCIAS DA CAIXA
Em julho deste ano de 2024, de acordo com informações do portal Bancários Jau, a Caixa apresentou a proposta de “reposicionamento estratégico da sua rede de varejo”.
Assim, em suma, a mudança trata-se da transformação de agências físicas com menor volume de transações, clientes e participação financeira em unidades digitais. A reestruturação atingirá 128 agências. Destas, 117 acabarão sendo transformadas em digitais e 11 fechadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“É importante ocuparmos o espaço digital para oferecer serviços de qualidade com taxas mais baratas para os clientes. Clientes que hoje são reféns das altas taxas das fintechs. Mas a Caixa não pode abrir mão de estar em todos os lugares para cumprir sua missão de atender quem mais precisa. Temos que ter capilaridade para disputarmos também os clientes nas agências físicas”, disse o diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE), Rafael de Castro.
FUNCIONÁRIOS ATINGIDOS
Além disso, conforme a fonte, 1.009 empregadas e empregados trabalham nas 128 agências que serão atingidas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, é importante deixar claro que, aqueles que não forem transferidos para as 117 unidades digitais, reforçarão as equipes de agências físicas próximas ao seu local atual de lotação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMUNICADO DA CAIXA
O banco, por meio do seu comunicado, garantiu que não haverá necessidade grande deslocamento para o novo local de lotação. Além disso, que este será sempre no mesmo município. Segundo a Caixa, nenhum empregado perderá função ou sofrerá perda na remuneração.
“Vamos acompanhar o desenrolar das medidas para nos certificar de que não haja perdas para as empregadas e empregados. Orientamos que quem se sentir prejudicado, procure por seu sindicato”, disse o coordenador da CEE.
Por fim, a Caixa fornecerá os dados e a lista das unidades a serem atingidas, e o regramento da transição para que as representações dos trabalhadores possam acompanhar o processo.
COMO ABRIR UMA CONTA NA CAIXA?
Para abrir uma conta na Caixa, é necessário documento de identidade com foto. Além de número de inscrição do CPF em situação regular junto à Receita Federal e comprovante de residência atualizado (até 60 dias).
Confira o passo a passo:
- Primeiro passo, é fácil. Procure uma agência da CAIXA de sua preferência ou um dos Correspondentes CAIXA Aqui apresentando a documentação listada.
- Segundo passo, vamos lá Na agência, preencha e assine os formulários de adesão.
- Terceiro passo, tudo pronto.
O QUE VOCÊ VIU?
- A Caixa apresentou a proposta de “reposicionamento estratégico da sua rede de varejo”;
- Ao todo, 1.009 empregadas e empregados trabalham nas 128 agências que serão atingidas;
- A Caixa garantiu que não haverá necessidade grande deslocamento para o novo local de lotação e que este será sempre no mesmo município;
- Como abrir uma conta no banco.
CLIQUE AQUI PARA FICAR SABENDO DE TUDO A RESPEITO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DA CAIXA.