ENCERRAMENTO

“Confirmou o encerramento”: Caixa decreta fechamento em massa com adeus de 128 agências no Brasil

13/07/2024 às 21h00

Por: Larisse Oliveira
Imagem PreCarregada
De acordo com informações, Caixa vai encerrar 128 agências (Foto: Divulgação)

A Caixa Econômica Federal, o maior banco em número de clientes no Brasil, surpreendeu a todos ao confirmar o encerramento de 128 unidades no Brasil e desfecho de funcionários

Com mais de 151 milhões de clientes em todo o Brasil, a Caixa Econômica Federal lidera o ranking do Banco Central de instituições financeiras com mais correntistas no território nacional. O segundo colocado, o Bradesco, tem cerca de 106 milhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por conta disso, é comum que a empresa seja também um dos bancos mais presentes em cidades brasileiras. Vale destacar que a Caixa é um banco associado ao Governo Federal e é através dela que é feito pagamentos de programas sociais, como o Bolsa Família.

E uma notícia envolvendo o fechamento de 128 agências da Caixa, pegou clientes de todo o Brasil de surpresa. Conforme informações do site Sindicado dos Bancários, em nota a eles, o banco confirmou o fechamento de tais unidades. Em reunião com a Contraf-CUT, o banco não deixou claro quais serão as agências que vão ser encerradas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, o banco confirmou um desfecho positivo para os funcionários, uma vez que foi afirmado que não ocorrerão demissões. O banco focará mais no serviço online, logo, precisará de mão de obra para essa inovação. Além disso, foi assegurado que o funcionário que não se adequar ao modelo, poderá seguir no trabalho presencial.

POSICIONAMENTO DOS REPRESENTANTES DO SETOR BANCÁRIO

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O coordenador da mesa de negociação, Rafael de Castro, conversou com o site Sindicato dos Bancários e falou sobre o desejo da Caixa em focar no serviço presencial. “Apenas migrar para o digital não garante disputar clientes com os demais bancos. É preciso oferecer produtos com foco naquilo que é o nosso carro chefe, que é o atendimento social a uma enorme massa de pessoas, ávidas pelos serviços que nós podemos oferecer, mas acabamos perdendo parte deste público por carência de pessoal e infraestrutura das agências”.

Vivian Sá, diretora da Apcef/SP presente na mesa de negociação, também conversou com o site Sindicato dos Bancários e expôs sua opinião sobre o fechamento: “Não vemos o processo do encerramento das atividades de 128 agências de atendimento presencial como positivo, independente do número de habitantes de cada cidade, do número de contas de cada um delas, ou da estratégia de não atendimento que o sistema bancário vem adotando. Entendemos que a Caixa faz falta na sociedade e podemos apontar 128 locais no país onde uma agência poderia abrir e ser referência para a população. De todo modo, estamos em contato permanente com a empresa para defender que os trabalhadores não sejam afetados negativamente, nem quanto à renda, deslocamento, seu desenvolvimento na carreira, ou qualquer situação que surja neste processo”.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL QUANDO FOI FUNDADA?

No dia 12 de janeiro de 1861, Dom Pedro II assinou o Decreto nº 2.723, que fundou a Caixa Econômica da Corte. Depois ele passaria a se chamar o nome que conhecemos hoje. Essa informação é do próprio site da instituição.

agências
Caixa
Destaque

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.