BOA NOTÍCIA
Caixa e Banco do Brasil liberam benefício de até R$ 1.412 para trabalhadores em 2024
24/11/2024 às 13h13

A Caixa e o Banco do Brasil surpreendeu ao convocar alguns trabalhadores de carteira assinada (CLTs) para sacar um dinheiro extra que promete salvar o bolso de muita gente
Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que os trabalhadores de carteira assinada (CLTs) possuem uma série de direitos garantidos por lei.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa vez, por exemplo, falaremos a respeito de um pagamento que pode salvar a conta de milhões de pessoas no mês de agosto. Trata-se de um benefício liberado pelo Banco do Brasil e Caixa.
Para quem não sabe, estamos falando a respeito do pagamento do PIS/PASEP. Esse benefício é pago de forma proporcional aos meses trabalhados no ano-base, neste caso 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caixa e Banco do Brasil liberam pagamento
- O PIS/Pasep é um direito dos trabalhadores;
- Muitas pessoas ainda não sacaram em 2024;
- Mas, ele estará disponível até 27 de dezembro;
- A Caixa e o Banco do Brasil são os responsáveis.
Dessa forma, o trabalhador precisará calcular quantos meses trabalhou no ano para saber quanto irá receber. O valor integral é restrito às pessoas que trabalharam os 12 meses do ano-base.
Ou seja, se trabalhou por apenas um mês, vai receber o equivalente a 1/12 do salário (R$ 117,66). Ambos os benefícios são anuais e distribuídos pelo governo federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nada de só 8h por dia: Lei trabalhista em vigor em 2025 libera +48 minutos de trabalho aos CLTs
● Além do VR, VT e 13º: Lei trabalhista em vigor em 2025 garante +1 benefício salvador aos CLTs
● 13º salário e +1 pelos ares: Lei trabalhista crava FIM de 2 benefícios à lista de CLTs por 14 atitudes
Segundo o portal Valor, do jornal O Globo, apenas os trabalhadores cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos poderão receber o benefício desta vez.

O prazo final para sacar o abono salarial PIS-Pasep 2024, referente ao ano-base 2022, termina no dia 27 de dezembro para os trabalhadores que ainda não receberam o benefício.
De acordo informações do portal G1, após essa data, as parcelas não pagas serão devolvidas ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), seguindo as regras do programa.
Por enquanto, o benefício está disponível para saque na Caixa e no Banco do Brasil. A última leva de pagamentos deste ano acabou sendo liberada pelo governo federal em agosto.
Vale lembrar que o pagamento do PIS (Programa de Integração Social) aos trabalhadores da iniciativa privada ocorre por meio da Caixa Econômica Federal.
Já o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), válido para os servidores públicos, os depósitos ocorrem pelo Banco do Brasil.
Considerações finais
O PIS/Pasep é um direito dos trabalhadores brasileiros. Aliás, muitas pessoas ainda não sacaram em 2024. O prazo termina no dia 27 de dezembro. Vale lembrar que Caixa paga o PIS, enquanto o Banco do Brasil é responsável pelo pagamento do Pasep.

Como consultar o PIS/Pasep?
Para fazer a consulta pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, siga o passo a passo:
- Certifique-se de que o aplicativo esteja atualizado;
- Acesse o sistema com seu número de CPF e a senha utilizada no portal gov.br;
- Toque em “Benefícios” e, em seguida, em “Abono Salarial”. A tela seguinte irá informar se o trabalhador está ou não habilitado para receber o benefício.
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br