A Caixa e o Banco do Brasil surpreendeu ao convocar alguns trabalhadores de carteira assinada (CLTs) para sacar um dinheiro extra que promete salvar o bolso de muita gente
Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que os trabalhadores de carteira assinada (CLTs) possuem uma série de direitos garantidos por lei.
Dessa vez, por exemplo, falaremos a respeito de um pagamento que pode salvar a conta de milhões de pessoas no mês de agosto. Trata-se de um benefício liberado pelo Banco do Brasil e Caixa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando a respeito do pagamento do PIS/PASEP. Esse benefício é pago de forma proporcional aos meses trabalhados no ano-base, neste caso 2022.
Caixa e Banco do Brasil liberam pagamento
- O PIS/Pasep é um direito dos trabalhadores;
- Muitas pessoas ainda não sacaram em 2024;
- Mas, ele estará disponível até 27 de dezembro;
- A Caixa e o Banco do Brasil são os responsáveis.
Dessa forma, o trabalhador precisará calcular quantos meses trabalhou no ano para saber quanto irá receber. O valor integral é restrito às pessoas que trabalharam os 12 meses do ano-base.
Ou seja, se trabalhou por apenas um mês, vai receber o equivalente a 1/12 do salário (R$ 117,66). Ambos os benefícios são anuais e distribuídos pelo governo federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal Valor, do jornal O Globo, apenas os trabalhadores cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos poderão receber o benefício desta vez.
O prazo final para sacar o abono salarial PIS-Pasep 2024, referente ao ano-base 2022, termina no dia 27 de dezembro para os trabalhadores que ainda não receberam o benefício.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus 13º salário, FGTS e aviso prévio: Lei trabalhista traz 1 única atitude para fim dos 3 benefícios a CLTs
● Adeus, 100% do salário: Lei trabalhista confirma o que está reduzindo pagamento dos trabalhadores no Brasil
● Fim das férias e FGTS: Lei trabalhista traz 14 atitudes para demissão por justa causa e perda de 2 benefícios
De acordo informações do portal G1, após essa data, as parcelas não pagas serão devolvidas ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), seguindo as regras do programa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por enquanto, o benefício está disponível para saque na Caixa e no Banco do Brasil. A última leva de pagamentos deste ano acabou sendo liberada pelo governo federal em agosto.
Vale lembrar que o pagamento do PIS (Programa de Integração Social) aos trabalhadores da iniciativa privada ocorre por meio da Caixa Econômica Federal.
Já o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), válido para os servidores públicos, os depósitos ocorrem pelo Banco do Brasil.
Considerações finais
O PIS/Pasep é um direito dos trabalhadores brasileiros. Aliás, muitas pessoas ainda não sacaram em 2024. O prazo termina no dia 27 de dezembro. Vale lembrar que Caixa paga o PIS, enquanto o Banco do Brasil é responsável pelo pagamento do Pasep.
Como consultar o PIS/Pasep?
Para fazer a consulta pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, siga o passo a passo:
- Certifique-se de que o aplicativo esteja atualizado;
- Acesse o sistema com seu número de CPF e a senha utilizada no portal gov.br;
- Toque em “Benefícios” e, em seguida, em “Abono Salarial”. A tela seguinte irá informar se o trabalhador está ou não habilitado para receber o benefício.