COMUNICADO!

Bradesco, Caixa e mais: Comunicado do Banco Central confirma o que está acontecendo com o saldo da poupança

19/08/2024 às 21h55

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
Banco Central confirma o que está acontecendo na poupança da Caixa, Bradesco e mais - Foto: Montagem

O BC cravou a situação da caderneta de poupança aos clientes de bancos como a Caixa, Bradesco e outras; entenda o que está acontecendo

O Banco Central do Brasil (BC) é uma autarquia federal autônoma, o que significa que possui autonomia perante a outros órgãos do poder público. Vale dizer que o órgão é o principal do Brasil quando o assunto diz respeito ao financeiro, visto que gerencia o meio circulante, ou seja, garante para a população o fornecimento adequado de dinheiro em espécie.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E por falar no BC, um comunicado chega aos brasileiros confirmando o que está acontecendo com o saldo da poupança em bancos como o Bradesco, Caixa e outras instituições financeiras. Acontece que, de acordo com o portal ‘Agência Brasil’, o saldo da aplicação na caderneta de poupança subiu pela terceira vez em 2024.

Bradesco e Caixa (Reprodução - Internet)
Bradesco e Caixa (Foto Reprodução/Internet)

Em tese, isso quer dizer que houve mais depósitos que saques no mês de junho, período ao qual estamos se referindo nesta matéria. Na respectiva data, quase 13 bilhões a mais de entradas do que de saídas foram constatadas. Pelo menos é isso o que mostra relatório divulgado pelo Banco Central.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em valores totais, foram aplicados mais de 348 bilhões e sacados 335 bilhões. Assim sendo, levando em conta os rendimentos, o saldo da poupança é 1 trilhão de reais.

Vale destacar que, os saques na poupança ocorrem devido à manutenção da taxa Selic, que é a taxa básica de juros, em alta estimula a aplicação em investimentos com melhor desempenho. Assim, de março de 2021 até agosto de 2022, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a Selic por 12 vezes seguidas, em um ciclo de aperto monetário que começou em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

VIRADA EM JULHO

Todavia, a caderneta de poupança sofreu um saque líquido de R$ 908,6 milhões em julho, depois de nada menos que dois meses de resultados positivos. Mas, ainda assim, é o melhor resultado para o mês desde 2021, quando a aplicação recebeu depósitos líquidos de R$ 6,377 bilhões.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual é o banco que a poupança rende mais?

O questionamento é um dos mais realizados por milhares de brasileiros. Mas, a resposta é que: não existe um banco que rende mais na poupança porque a rentabilidade desse investimento é a mesma para todas as instituições financeiras.

Vale dizer que, a poupança no Brasil tem seu rendimento definido por uma regra atrelada ao valor da Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira. A regra é a seguinte: quando a Selic é menor ou igual a 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 70% da Selic mais a Taxa Referencial (TR). Por sua vez, quando a taxa Selic é maior que 8,5% ao ano, o rendimento da poupança é fixado em 0,5% ao mês mais a TR.

Banco Central
poupança

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.