O BC cravou a situação da caderneta de poupança aos clientes de bancos como a Caixa, Bradesco e outras; entenda o que está acontecendo
O Banco Central do Brasil (BC) é uma autarquia federal autônoma, o que significa que possui autonomia perante a outros órgãos do poder público. Vale dizer que o órgão é o principal do Brasil quando o assunto diz respeito ao financeiro, visto que gerencia o meio circulante, ou seja, garante para a população o fornecimento adequado de dinheiro em espécie.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E por falar no BC, um comunicado chega aos brasileiros confirmando o que está acontecendo com o saldo da poupança em bancos como o Bradesco, Caixa e outras instituições financeiras. Acontece que, de acordo com o portal ‘Agência Brasil’, o saldo da aplicação na caderneta de poupança subiu pela terceira vez em 2024.
Em tese, isso quer dizer que houve mais depósitos que saques no mês de junho, período ao qual estamos se referindo nesta matéria. Na respectiva data, quase 13 bilhões a mais de entradas do que de saídas foram constatadas. Pelo menos é isso o que mostra relatório divulgado pelo Banco Central.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em valores totais, foram aplicados mais de 348 bilhões e sacados 335 bilhões. Assim sendo, levando em conta os rendimentos, o saldo da poupança é 1 trilhão de reais.
Vale destacar que, os saques na poupança ocorrem devido à manutenção da taxa Selic, que é a taxa básica de juros, em alta estimula a aplicação em investimentos com melhor desempenho. Assim, de março de 2021 até agosto de 2022, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a Selic por 12 vezes seguidas, em um ciclo de aperto monetário que começou em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
VIRADA EM JULHO
Todavia, a caderneta de poupança sofreu um saque líquido de R$ 908,6 milhões em julho, depois de nada menos que dois meses de resultados positivos. Mas, ainda assim, é o melhor resultado para o mês desde 2021, quando a aplicação recebeu depósitos líquidos de R$ 6,377 bilhões.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual é o banco que a poupança rende mais?
O questionamento é um dos mais realizados por milhares de brasileiros. Mas, a resposta é que: não existe um banco que rende mais na poupança porque a rentabilidade desse investimento é a mesma para todas as instituições financeiras.
Vale dizer que, a poupança no Brasil tem seu rendimento definido por uma regra atrelada ao valor da Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira. A regra é a seguinte: quando a Selic é menor ou igual a 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 70% da Selic mais a Taxa Referencial (TR). Por sua vez, quando a taxa Selic é maior que 8,5% ao ano, o rendimento da poupança é fixado em 0,5% ao mês mais a TR.