CUIDADO!

Alerta para não ter contas esvaziadas: Caixa, BB e outros bancos cravam 10 passos para salvar você em 2024

Bancos como CAIXA, BB e mais alertam sobre terror que esvaziam contas e 10 passos para se proteger (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Caixa/BB

Bancos como CAIXA, BB e mais alertam sobre terror que esvaziam contas e 10 passos para se proteger (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Caixa/BB

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Bancos como a Caixa, Banco do Brasil entre outros cravam 10 formas de salvar a sua conta de golpes que podem te deixar sem um real na conta.

Com o aumento da popularidade de serviços bancários pela internet no geral, alguns riscos graves também tem ocorrido com uma frequência assustadora.

Golpes diversos usando nomes de instituições sérias como o Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Santander entre outros tem sido executados por bandidos que, ao conseguirem roubar seus dados e informações cruciais, esvaziam as contas bancárias de suas vítimas.

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Uma preocupação geral

Pra piorar, muitas vezes, quando a vítima se dá conta do que aconteceu já é tarde demais! Só para ter uma vaga noção, 36% dos brasileiros já foram vítimas de golpes ou de tentativas de golpes financeiros.

O dado é da mais recente pesquisa Radar Febraban 2024, realizada em fevereiro pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), realizou esse levantamento usando informações coletadas de 2 mil pessoas nas 5 regiões do país.

Sendo assim, todos os bancos do país trabalham para proteger cada vez mais seus clientes desses tão temidos golpes.

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Seja criando novas ferramentas de segurança, bem como alguns alertas usando seus principais canais de informação como redes sociais, propagandas e até mesmo mensagens oficiais e boletins.

Segundo informações expostas no InfoWester algumas medidas divulgadas pelos principais bancos como os mencionados Caixa, BB e outros podem te proteger e salvar sua conta em 2024 em apenas 10 passos simples.

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Quais medidas de segurança existem para proteger as contas bancárias de golpes?

Para proteger sua conta, siga essas 10 dicas abaixo e comece a colocar em prática hoje mesmo:

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Se o usuário não perceber que está entrando em um endereço não original, fornecerá informações sigilosas, como número de conta corrente e senha de acesso. Sendo assim verifique SEMPRE a URL antes de inserir qualquer informação da sua conta ou dados pessoais.

Para isso, o texto pode afirmar, por exemplo, que o usuário tem uma dívida pendente ou teve determinada quantia sacada da sua conta recentemente.

Na hora do susto, a pessoa clica no suposto link ou arquivo que fornece mais detalhes sobre o problema, mas este, na verdade, direciona para um site falso ou instala uma malware que captura dados digitados, por exemplo.

Sendo assim, preste bem atenção nos dados dos e-mails em nome de bancos. Lembre-se que, normalmente, as instituições bancárias não fazem cobranças por e-mail.

Além disso, estas mensagens costumam ter características que facilitam a sua identificação, como erros de ortografia, formatação irregular ou conteúdo apelativo (que usa argumentos para te convencer de algo).

ATENÇÃO! Apesar de alguns bancos enviar comunicados via email, eles JAMAIS pedem atualização cadastral por meio deles

Comunicados realmente importantes ou boletos de cobrança normalmente são enviados via Correios, a não ser quando o próprio consumidor solicita outro meio.

A máquina pode conter malwares ou softwares que capturam informações digitadas sem que você perceba. Prefira fazer o acesso apenas em computadores ou dispositivos móveis pessoais.

Redes públicas, especialmente abertas (não exigem senhas), podem ter mecanismos que capturam dados dos dispositivos que as acessam.

Em caso de perda do cartão ou do token, é necessário avisar o banco imediatamente para que a instituição possa cancelá-lo e enviar-lhe um novo.

Dessa forma você evita que pessoas más intencionadas consigam entrar na sua conta com seus próprios dados salvos no navegador.

O que fazer caso a pessoa caia no golpe bancário?

Apesar de todos esses cuidados, NINGUÉM está imune de sofrer com esse tipo de golpe. Sendo assim, caso você identifique uma ação fraudulenta a tempo, entre em contato imediatamente com o banco para que a instituição tome as devidas providências, como:

Peça um número de protocolo para comprovar o seu contato. Neste sentido, pode ser uma boa ideia formalizar o aviso à empresa a partir de uma carta registrada, por exemplo.

Constatada a fraude, é expressamente recomendável que você guarde extratos e outros documentos que comprovem a movimentação indevida e registre um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia mais próxima fornecendo o máximo possível de detalhes às autoridades.

Se houver prejuízo financeiro, normalmente cabe ao banco ressarcir o cliente ou realizar o estorno, no caso de cartão de crédito.

No entanto, a instituição pode alegar que a responsabilidade pelo ocorrido é do usuário. Em situações como esta, é necessário procurar orientações de entidades de defesa do consumidor ou mesmo a Justiça. Neste ponto, o Boletim de Ocorrência e os comprovantes ajudam bastante.

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

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