Poupanças da CAIXA, Bradesco entre outras podem fazer você render um bom dinheiro em apenas 5 passos
Apesar da poupança ainda ser uma das aplicações mais populares, ainda mais se for de bancos como o Bradesco e da Caixa, ela tem sido cada vez mais deixada de lado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apenas para nível de conhecimento, de acordo com levantamentos feitos pelo próprio Banco Central, tem se observado uma espécie de “fuga em massa”
Especialmente considerando que os bancos têm feito uma abordagem mais incisiva aos poupadores conforme recebem informações via Open Finance.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tal análise consta do Relatório de Estabilidade Financeira (REF), publicado ainda no dia 23 de abril de 2024.
Desde o ano de 2021, a poupança tem registrado forte retirada de recursos. O saldo passou de R$ 1,035 trilhão no fim de 2020 para R$ 983 bilhões no final de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, de acordo com o portal Gazeta do Povo, a cardeneta da poupança guarda segredos que, caso esses poupadores soubessem, não desistiriam tão fácil desse método de fazer o dinheiro render.
Segredos que o banco não te conta
Ainda de acordo com o portal mencionado, além de uma dose de método e disciplina, esses segredos que os bancos não contam ajudam a caderneta a se tornar uma reserva financeira mais interessante e fazer com que a mesma jorre dinheiro na conta.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O principal detalhe a que o poupador deve atentar é a data de aniversário da conta, que é o dia do mês em que o dinheiro foi aplicado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A remuneração de juros, que é mensal, ocorre toda vez que a data se repete, nos períodos seguintes.
A exceção são os depósitos feitos nos dias 29, 30 e 31, que recebem juros no dia 1º.
Ou seja, sacar valores antes dessa data implica perda do rendimento acumulado no período anterior e, portanto, depreciação do montante aplicado.
O ideal é sempre lembrar-se dessas datas ou, então, que eleja determinado dia do mês para fazer as operações, de forma a vincular o rendimento a um único dia mensal.
Outra armadilha é esperar o mês transcorrer para, ao final dele, realizar o depósito.
Segundo Thiago Alvarez, fundador de aplicativo de controle financeiro GuiaBolso, o aporte precisa ser realizado logo após o recebimento do salário, de forma a evitar que despesas supérfluas consumam o dinheiro que seria destinado à caderneta.
Apesar de ser bem complicado para a realidade social de muitos, para que a poupança renda de forma significativa é preciso reservar pelo menos 15% da renda mensal aplicados nela.
Também estão entre as recomendações de especialistas a realização de depósitos programados, em que o dinheiro é transferido da conta corrente para a poupança automaticamente, em dia escolhido e com valor previamente definido.
Quais são as principais dicas para manter o valor rendendo na poupança de forma satisfatória.
Você pode fazer o seu dinheiro render também com apenas esses 5 passos descritos abaixo:
1 Não deixe dinheiro parado. Direcione para a poupança valores que estão parados na conta corrente, sem expectativa iminente de uso, para que sejam remunerados com juros mensais.
2 Deposite na mesma data. Faça os depósitos sempre no mesmo dia do mês, para facilitar o controle da data de aniversário da poupança, dia em que os juros são creditados.
3 Aplique logo. Aplique o dinheiro assim que receber o salário, de forma a evitar canalizá-lo para despesas supérfluas.
4 Programe o depósito. Programe a conta corrente para depositar automaticamente na poupança, em dia a ser escolhido, o valor desejado. Isso automatiza o processo e previne esquecimentos.
5 Guarde dinheiro extra. Se você tem dificuldade para poupar mensalmente, opte por depositar dinheiro extra, como 13º salário e restituição de Imposto de Renda, que não exigem aportes periódicos.