Alertas importantíssimos chegam a milhões de clientes da Caixa Econômica Federal para salvar brasileiros de prejuízos financeiros e inadimplência
A instituição financeira da Caixa Econômica Federal publicou recentemente em suas redes sociais oficiais 2 alertas urgentes para seus milhões de clientes, especialmente aqueles que possuem conta-corrente e poupança na financeira.
Portanto, o banco publicou algumas dicas de como montar um planejamento financeiro para que seus clientes tenham uma vida financeira tranquila e controlada, afim de evitar prejuízos e aumento nos inadimplentes. Vale ressaltar que a Caixa possui cerca de 145 milhões de clientes, segundo o relatório da própria empresa em 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que de acordo com o Serasa, ao todo, são 72,54 milhões de brasileiros em situação de inadimplência.
Os brasileiros com idades entre 41 e 60 anos representam a maior fatia da população com nome restrito, com 35,2%. Na sequência estão as faixas etárias de 26 a 40 anos (34,2%), acima de 60 anos (18,9%) e os jovens entre 18 e 25 anos (11,8%).
Desse modo, as dicas da Caixa chegam como uma grande ajuda aos milhões de brasileiros que correm risco de inadimplência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Vamos falar de grana? Montar um planejamento financeiro é chave para ter tranquilidade. Confira os pequenos passos que fazem a diferença nas suas finanças”, publicou o banco.
Com isso, a primeira dica da financeira, é evitar gastos desnecessários, ou seja, despesas que podem ser cortadas sem afetar profundamente a vida da pessoas. Como esses gastos não são fundamentais, podem ser evitados ou reduzidos para economizar dinheiro.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A segunda dica recomenda que os clientes repensem os hábitos de consumo. Essas atitudes podem ser, por exemplo: privilegiar produtos duráveis; evitar mercadorias com muitas embalagens; optar por produtos com refil; evitar o desperdício de alimentos; separar corretamente o lixo para reciclagem; evitar o desperdício de água e energia; trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o banco também recomenda que ter uma reserva financeira de emergência, como um dinheiro guardado mensalmente, pode ajudar a lidar com imprevistos sem a necessidade de alterar o orçamento ou se endividar. Essa quantia de dinheiro guardada é importante para lidar com mais tranquilidade em possíveis emergências.
Ao optar por investimentos líquidos e seguros, como contas de poupança, Tesouro Selic, CDBs de liquidez diária ou fundos de renda fixa de baixo risco, é garantida a liquidez necessária para acessar os fundos rapidamente em casos de emergência.
Como funciona uma conta poupança na Caixa?
Com a conta poupança, você consegue guardar seu dinheiro e ainda receber o rendimento dele. Seu dinheiro fica salvo para seus objetivos e para necessidades futuras, mas lembre-se que o rendimento só ocorre após 30 dias sem movimentar a conta. É a conta poupança vinculada à sua conta corrente.