Cinco passos infalíveis garantem poupança rendendo demais, jorrando dinheiro e alegrando os clientes
Os clientes da Caixa e quem acompanha o Banco Central estão percebendo alguns passos infalíveis que podem fazer com que a poupança consiga render mais dinheiro aos clientes.
Segundo informações do portal benefícios do dia, apesar da oupança ainda ser uma das aplicações financeiras mais populares entre os brasileiros, especialmente em bancos tradicionais como Caixa e Bradesco, muitos poupadores ainda não estão cientes dos reais benefícios que essa modalidade de investimento pode oferecer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Através de uma análise cuidadosa do Relatório de Estabilidade Financeira (REF) do Banco Central, fica evidente que os bancos têm adotado uma abordagem mais incisiva para atrair e reter esses poupadores, especialmente com a chegada do Open Finance.
No entanto, o portal Gazeta do Povo revelou que a caderneta de poupança guarda segredos que, se devidamente explorados, podem transformá-la em uma reserva financeira muito mais atraente e lucrativa.
Desde 2021, a poupança brasileira tem registrado uma forte retirada de recursos. De acordo com dados do Banco Central, o saldo passou de R$ 1,035 trilhão no final de 2020 para apenas R$ 983 bilhões no final de 2023. Essa tendência de queda reflete uma “fuga em massa” dos poupadores, provavelmente motivada pela busca por alternativas de investimento com maior rentabilidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O principal detalhe a ser observado é a data de aniversário da conta, ou seja, o dia do mês em que o dinheiro foi aplicado. A remuneração de juros, que é mensal, ocorre toda vez que essa data se repete nos períodos seguintes. Essa é uma informação crucial, pois sacar valores antes dessa data implica em perda do rendimento acumulado no período anterior, depreciando o montante aplicado.
Outra armadilha a ser evitada é esperar o mês transcorrer para, ao final dele, realizar o depósito na poupança. Segundo Thiago Alvarez, fundador do aplicativo de controle financeiro GuiaBolso, o aporte precisa ser feito logo após o recebimento do salário, de forma a evitar que despesas supérfluas consumam o dinheiro que seria destinado à caderneta.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de ser um desafio para muitos, os especialistas recomendam que, para que a poupança renda de forma significativa, é preciso reservar pelo menos 15% da renda mensal para aplicação nessa modalidade de investimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outra dica importante é a realização de depósitos programados, em que o dinheiro é transferido automaticamente da conta corrente para a poupança, em um dia escolhido e com um valor previamente definido. Essa estratégia ajuda a prevenir esquecimentos e a garantir a disciplina necessária para manter o hábito de poupar.
QUAIS SÃO OS 5 PASSOS PARA A POUPANÇA DA CAIXA RENDER MAIS?
1. Não Deixe Dinheiro Parado
Direcione para a poupança valores que estão parados na conta corrente, sem expectativa iminente de uso, para que sejam remunerados com juros mensais. Evite deixar dinheiro ocioso, transformando-o em uma fonte de renda passiva.
2. Deposite na Mesma Data
Faça os depósitos sempre no mesmo dia do mês, para facilitar o controle da data de aniversário da poupança, dia em que os juros são creditados. Dessa forma, você evitará perdas de rendimento por saques fora da data correta.
3. Aplique Logo Após o Recebimento do Salário
Aplique o dinheiro assim que receber o salário, de forma a evitar que despesas supérfluas consumam o valor que seria destinado à poupança. Essa prática ajuda a manter a disciplina e a regularidade dos aportes.
4. Programe os Depósitos Automaticamente
Programe a conta corrente para depositar automaticamente na poupança, em um dia a ser escolhido, o valor desejado. Essa estratégia automatiza o processo e previne esquecimentos, garantindo a consistência dos aportes.
5. Guarde Dinheiro Extra
Se você tem dificuldade para poupar mensalmente, opte por depositar dinheiro extra, como o 13º salário e a restituição do Imposto de Renda, que não exigem aportes periódicos. Dessa forma, você pode construir sua reserva financeira de maneira mais eficiente.