A Caixa Econômica Federal garante a liberação de saque do saldo retido do FGTS em apenas 3 passos. Confira todos os detalhes a seguir e veja como resgatar o seu dinheiro agora mesmo
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um dos principais benefícios destinados aos trabalhadores brasileiros. Vale dizer que o direito trabalhista é disponível a todos os que trabalham sob o regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Dessa vez, falaremos sobre a liberação do saldo retido pela Caixa em apenas 3 passos.
Segundo as informações do portal ‘Tupi FM’, recentemente, muitos trabalhadores vêm enfrentado dificuldades para sacar seus saldos do FGTS devido ao bloqueio das contas. Vale dizer que, uma das principais razões para o bloqueio é a escolha pelo saque-aniversário. Nessa modalidade, a pessoa pode retirar uma parcela do saldo no mês do aniversário todos os anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, ao optar por essa modalidade, se demitido sem justa causa, o saldo restante pode ficar bloqueado. Com o desbloqueio total só ocorrendo quando retornar ao saque-rescisão, o que pode demorar até 2 anos. Além disso, a antecipação como garantia de empréstimo pode resultar no bloqueio do saldo até que o empréstimo seja quitado.
Bloqueios
As informações dão conta de que, em casos de demissão por justa causa, o CLT não tem direito ao saque-rescisão, resultando na retenção do saldo do FGTS. Com o dinheiro só podendo ser acessado se o trabalhador permanecer até três anos sem abrir uma nova conta de FGTS. Além disso, pedidos de demissão também causam bloqueios, mesmo sem justa causa.
Conforme o ‘Tupi FM’, outro fator que pode bloquear o saldo são decisões judiciais, como ordens de pagamento de pensão alimentícia, que podem reter até 50% do saldo da conta. Erros cadastrais, inconsistência de informações, além de dados desatualizados, também são causas comuns para reter o saldo do FGTS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em caso de divergências de informações, erros cadastrais ou dados desatualizados, a melhor forma de resolver o problema é atualizar os dados pelo aplicativo do FGTS ou diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal. Dessa forma, para consultar o saldo do FGTS e identificar o motivo do bloqueio, siga as seguintes etapas:
- Baixe o aplicativo FGTS disponível para Android e iOS.
- Faça o login com o número do NIS (PIS/PASEP).
- Consulte o extrato do FGTS e verificar a causa do bloqueio.
- Se o bloqueio persistir após a verificação da conta, procure uma agência da Caixa para obter orientações específicas sobre a regularização
Como liberar o saldo que está retido?
Siga as seguintes orientações para desbloquear o seu saldo:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Agora é oficial: Saque do FGTS liberado já no início de 2025 pela Caixa chega para salvar milhões de CLTs
● Liberação de R$142B e saque disponível a CLTs: 2 viradas do FGTS são confirmadas para 2025
● Fim do saque-aniversário do FGTS, aumento do seguro-desemprego e do PIS/PASEP: 3 viradas dos CLTs em 2025
- Atualize seus dados cadastrais pelo aplicativo do FGTS ou em uma agência da Caixa.
- Quitar antecipadamente empréstimos que utilizaram o FGTS como garantia.
- Negociar dívidas judiciais para liberar rapidamente o saldo retido.
Como fazer a solicitação do Saque Calamidade do FGTS?
O saque-calamidade pode ser feito por trabalhadores residentes em áreas afetadas pelas enchentes e indicadas pelas secretarias de Defesa Civil dos municípios. Para realizar a solicitação do benefício do FGTS é bastante simples. Basta baixar o aplicativo ‘FGTS’, disponível para Android e iOS e realizar os seguintes passos:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Ao acessar o aplicativo ‘FGTS’, clique na opção “Meus Saques”
- Escolha a opção “Outras Situações de Saques”
- Selecione o motivo do Saque “Calamidade Pública”
- Selecione o município de sua residência e clique em “Continuar”
- Escolha uma das opções para receber seu FGTS:
- Crédito em conta bancária de qualquer instituição
- Sacar presencialmente.
- Faça Upload dos documentos requeridos
- Confira os documentos anexados e confirme
- Por fim, a CAIXA irá analisar sua solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta