Lista de trabalhadores CLTs são contemplados com pagamento acima da média através da CAIXA, solicitando o direito em apenas 3 passos simples
A garantia de direitos trabalhistas e pagamentos extras é essencial para que trabalhadores com carteira assinada (CLTs) possam enfrentar com mais segurança períodos de desemprego e outras dificuldades financeiras.
Aliás, o seguro-desemprego é um desses benefícios, disponibilizado através da CAIXA, que mais oferecem um suporte necessário e representa uma certa estabilidade financeira para trabalhadores demitidos sem justa causa, enquanto buscam uma nova colocação no mercado.
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Inclusive, conforme exposto pelo Seu Crédito Digital, uma lista de CLTsconsegue receber um PIX salvador em valor acima dos R$2 mil e que pode fazer a maior diferença nesse quesito.
Sendo assim, a partir dessas informações, a equipe especializada em direitos trabalhistas do TV Foco traz mais detalhes sobre esse direito e como solicitar.
Entenda o benefício
Para ter acesso ao benefício, é necessário atender aos seguintes critérios:
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- O trabalhador deve ser dispensado sem justa causa.
- A variável vai de acordo com a quantidade de solicitações anteriores.
- É necessário estar em dia com o FGTS;
- Não pode haver outra fonte de renda;
- Nãopode receber auxílios e aposentadorias.
Cálculo do Seguro-Desemprego:
Conforme mencionamos acima, a instituição financeira define o valor de cada parcela com base na média salarial dos últimos três meses trabalhados e pode pagar mais de R$2 mil.
- Média salarial até R$ 2.041,39: Recebe 80% da média salarial.
- Entre R$ 2.041,40 e R$ 3.402,65: Recebe R$ 1.633,10 mais 50% do valor que exceder R$ 2.041,39.
- Acima de R$ 3.402,65: Parcela máxima de R$ 2.313,74.
Como solicitar o Seguro-Desemprego ?
Atualmente, existem três passos principais para conseguir solicitar o benefício:
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- Portal Gov.br: Acesse o site oficial, crie uma conta, preencha o formulário e acompanhe o pedido.
- Aplicativo Carteira de Trabalho Digital: Disponível para Android e iOS, permite envio de documentos e acompanhamento em tempo real.
- Atendimento Presencial: Em unidades do SINE ou do Ministério do Trabalho, com documentos como RG, CPF, carteira de trabalho e o Requerimento do Seguro-Desemprego fornecido pelo empregador.
O valor será creditado automaticamente na conta informada pelo beneficiário, seja na CAIXA ou em outra instituição.
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Quantas parcelas tem o seguro desemprego?
A quantidade de parcelas varia conforme o tempo de trabalho nos 36 meses anteriores à demissão:
- 3 parcelas: Para quem trabalhou entre 6 e 11 meses.
- 4 parcelas: Para quem trabalhou entre 12 e 23 meses.
- 5 parcelas: Para quem trabalhou por 24 meses ou mais.
Considerações Finais
O seguro-desemprego é mais do que um auxílio financeiro; ele representa uma oportunidade de reorganizar a carreira e enfrentar momentos de instabilidade com dignidade.
Além disso, o benefício continua sendo uma das mais importantes proteções para trabalhadores brasileiros.
Mas, para mais informações sobre esse direito e outros voltados aos CLTs, clique aqui*.