Beneficiários do INSS podem antecipar o pagamento do 13º salário por meio da Caixa
Nesta quarta-feira, 14, os beneficiários do INSS saberão como podem realizar a antecipação do 13º salário pela Caixa e se acontecerá ou não a antecipação pelo Governo Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No ano passado, os aposentados e pensionistas receberam a primeira parcelado do pagamento extra entre os dias 25 de maio e 8 de junho de 2023.
Desse modo, os beneficiários ficaram ansiosos com a possível antecipação do 13º salário do INSS em 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeiramente, vamos falar sobre a antecipação do 13º salário do INSS pela Caixa Econômica Federal.
A instituição financeira permite que os beneficiários garantam a grana extra em qualquer época do ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal oficial da Caixa, qualquer beneficiário do INSS que recebe o benefício no banco pode contratar o serviço.
Desse modo, o aposentado e pensionista poderá garantir a antecipação do 13º salário com os juros baixos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os limites da antecipação variam entre R$ 500 a R$ 20 mil. Mas, o valor é calculado sobre a parcela líquida do seu 13º salário ou pela capacidade de pagamento definida pelo beneficiário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os juros são pré-fixados, conforme taxa em vigor na data da contratação, e cobrados com o principal na liquidação do contrato, segundo o portal da Caixa.
DATAS
Porém, para os beneficiários que não querem antecipar o 13º salário através das instituições financeiras podem esperar as datas do INSS.
Como havíamos mencionado, no ano passado, o INSS liberou o pagamento extra entre maio e junho.
No entanto, para a tristeza de inúmeros brasileiros, o INSS não deverá antecipar o pagamento do 13º salário neste ano.
De acordo com o portal do Valor Econômico, o pagamento extra segue previsto para ocorrer no segundo semestre.
Por meio de nota, o INSS informou que não há previsão de antecipação em 2024. Desse modo, o pagamento deverá ocorrer em agosto e novembro neste ano.
Lembrando que o pagamento é feito em duas parcelas, a primeira no mês de agosto e corresponde a até 50% do valor do benefício naquele mês.
Já a segunda parcela é feita em novembro e corresponde à diferença entre o valor total do abono anual e o da primeira parcela.
Por fim, os beneficiários do INSS recebem o pagamento extra junto com o benefício mensal dos meses de outubro e novembro.
O QUE É O INSS?
O Instituto Nacional do Seguro Social é responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros, com exceção de servidores públicos