Uma tradicional empresa de livros encerrou as atividades, após pedir por Recuperação Judicial e não conseguir concluir o plano para se reerguer
Em 2023, o Shopping Center Norte teve um novo desfalque. Para quem não acompanhou, uma importante rede de livrarias fechou as portas, após ter falência decretada pela Justiça.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por mais de um século, a Saraiva foi a principal rede do setor no Brasil. Durante todo esse tempo, a varejista dos livros teve mais de 100 lojas funcionando, mas, em 2018, os donos anunciaram que estavam enfrentando uma crise.
Segundo o G1, na época, o grupo entrou com um pedido de Recuperação Judicial, mas, logo depois, veio a pandemia do coronavírus, que agravou a situação. As dívidas passavam de R$ 674 milhões, sendo a maioria com editoras. Inevitavelmente, começaram os fechamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A unidade do Shopping Center Norte, em São Paulo, esteve entre as primeiras. Em 2020, a rede comunicou ao público que estava encerrando as atividades no local. Na sequência, eles também deram adeus ao Santa Cruz, Mooca, ABC e Vila Olímpia, causando demissões em massa.

Afinal, o que aconteceu com a Saraiva?
Em outubro de 2023, a empresa teve falência decretada. O pedido partiu dos próprios empresários responsáveis pela marca, na 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Capital. Desde então, eles não reabriram mais, se despedindo de vez.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O processo, vale lembrar, reúne os bens da instituição e dos donos, apontando o que deve ser liquidado para pagar as dívidas em aberto. Ele pode levar longos anos na Justiça, assim como também pode ser revertido, caso consigam encontrar uma maneira de levantar a empresa novamente.
Conclusão
- Em resumo, o Shopping Center Norte perdeu uma das lojas em 2020;
- Na época, a Saraiva estava em processo de Recuperação Judicial e fechou a unidade do prédio;
- Por causa da pandemia, a crise se agravou e a dívida de R$ 674 milhão não teve resolução;
- Houve demissões em massa e a rede varejista de livros encerrou outros pontos;
- Em outubro de 2023, a empresa anunciou que a ação teve conversão para falência na Justiça;
- O processo correu na 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Capital.
+ Contudo, veja ainda outras empresas que também foram do auge à falência no Brasil!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE