ENTENDA!
Calote de R$1BI faz rede de supermercados popular encerrar atividades no Brasil e vender lojas por mixaria
25/09/2024 às 17h39
Rede de supermercados encerrou atividades no Brasil e vendeu lojas para cliente de banco em 2024
Diariamente, milhares de brasileiros precisam se locomover aos supermercados para realizar a compra do mês ou de algum item que falta em casa.
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No Brasil, grandes marcas, como Carrefour, Pão de Açúcar, Atacadão e mais, se destacam há anos. Para se ter ideia, existem 4.803.765 empresas ativas, segundo o portal Econodata.
CRISE
Porém, nem sempre marcas conseguem manter as atividades devido a crises financeiras. Nesta quarta-feira, 24, iremos mostrar o fim de uma rede de supermercados.
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O encerramento da rede de supermercados ocorreu após um calote de R$ 1 bilhão, fato que fez com que a marca saísse do Brasil e vendesse suas lojas por uma mixaria.
MAS, AFINAL, QUAL É A REDE DE SUPERMERCADOS?
Estamos falando do grupo espanhol de supermercados Dia. A rede chegou no Brasil no ano de 2001 e chegou a ter quase 600 unidades.
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Com foco em São Paulo, a rede Dia chegou a ser uma das mais queridas entre os cidadãos devido aos preços mais baixos.
AINDA EM ALTA EM OUTROS PAÍSES
Porém, mesmo com o encerramento das atividades no Brasil, a rede de supermercados continua forte em outros países.
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Atualmente, os maiores mercados do Dia são a Espanha, com 2.300 lojas, e a Argentina, com 1.048 unidades, de acordo com o site do grupo.
PEDIDO DE RECUPERAÇÃO
Criada em 1979, o Grupo Dia tornou-se um dos principais, principalmente na Argentina e Espanha. A rede também estava presente em Portugal no passado.
No Brasil, em maio deste ano, a rede de supermercados entrou com o pedido de recuperação judicial com dívidas estimadas em R$ 1 bilhão, de acordo com o G1.
R$ 268 milhões de dívidas são bancárias e o pedido de recuperação judicial ocorreu após o fechamento de 243 lojas no Brasil.
COMUNICADO DA EMPRESA
De acordo com a companhia espanhola, o pedido de recuperação judicial é válido apenas para operações do Brasil.
O objetivo era “tentar superar sua atual situação econômica e financeira”, em meio a um período de dificuldades da rede no mercado brasileiro.
“Diante dos persistentes resultados negativos registrados no país, a companhia decidiu proceder com o fechamento de 343 lojas e 3 Centros de Distribuição, para tentar dar maior estabilidade ao seu funcionamento enquanto se aguarda a definição de novas decisões estratégicas, como a anunciada hoje”, destaca o Dia, em nota ao G1.
FECHAMENTO DE SUPERMERCADO
No dia 14 de maio de 2024, o Dia emitiu um comunicado sobre o fechamento de 343 lojas e 3 centros de distribuição no Brasil, permanecendo apenas em São Paulo.
Acima de tudo, a empresa justificou o fechamento pelos persistentes resultados negativos da subsidiária brasileira.
Desse modo, a rede de supermercados passaria a focar em suas empresas mais rentáveis, segundo o portal G1.
“Dessa forma, o grupo ajusta seu escopo no país para concentrar seus negócios na região de São Paulo, onde o negócio tem uma maior rentabilidade e a concentração de lojas permite capitalizar a rede logística e a redução de custos”, disse a empresa.
BALANÇOS
Os balanços corporativos da companhia mostram que, em fevereiro, tinha um prejuízo líquido anual de 30 milhões de euros, cerca de R$ 163 milhões.
Em todo o ano de 2022, o prejuízo foi ainda maior, de 124 milhões de euros, ou mais de R$ 673 milhões.
QUEM COMPROU O GRUPO DIA?
Por fim, no dia 31 de maio de 2024, a rede de supermercados Dia fechou um acordo para a venda de 100% do capital do Dia Brasil.
A operação será vendida para um cliente da gestora MAM Asset Management, do Banco Master, que viabilizou a realização do negócio por meio da criação de um fundo exclusivo.
De acordo com informações do portal Poder 360, o acordo foi fechado por um preço simbólico de 100 euros (equivalente a R$ 569).
Desse modo, o grupo espanhol saíra do país, mas ainda não há informações sobre o que acontecerá com as lojas Dia Brasil que permanecem abertas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
No dia 31 de maio de 2024, o grupo Dia fechou o acordo com um cliente da gestora MAM Asset Management para vender suas lojas, após lidar com a recuperação judicial, fechamento de lojas e dívidas de R$ 1 bilhão.
Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]