ADEUS

Calote de R$100M na ANATEL: A falência de operadora de celular popular em Brasília e clientes abalados

29/03/2025 às 10h00

Por: Larisse Oliveira
Imagem PreCarregada
Anatel sofre calote com fim de operadora em Brasília (Foto: Divulgação)

Famosa operadora de celular com sede em Brasília, sai de cena após falência e ainda aplica golpe na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações)

Uma operadora popular de celulares causou o maior escândalo quando saiu de cena. Afinal, como em uma falência, desapareceu, mas, não cumpriu com os seus deveres com a Anatel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje no Brasil nós temos 3 grandes operadoras, que é a Vivo, Tim e Claro. Mas, há outras redes que também tem seu espaço. E ambas respondem a Anatel, que é o poder máximo que regulariza.

Dessa maneira, quando uma empresa desse setor tem problemas ou vai fechar, cabe a Anatel tomar a frente e acompanhar todo o processo. O órgão precisa defender os interesses dos clientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E hoje, o time de especialistas em operadoras de celular do TV Foco, a partir de informações dos sites Valor Econômico e UOL, traz agora os detalhes da queda de uma gigante.

CALOTE NA ANATEL

  • Gigante saiu de cena com calote na Anatel;
  • Ela tinha sede em Brasília;
  • Era uma operadora famosa;
  • Seu fim causou choque.

O ADEUS DA AEIOU

Com autorização da Anatel, a Aeiou, primeiramente começou a operar na cidade de São Paulo e em mais 63 municípios do estado. Suas atividades se iniciaram em 8 de setembro de 2008.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em maio de 2009, a sede instalou-se em Brasília. Dessa maneira, se tornou uma operadora de celular famosa na região. Mas, sua presença no mercado foi pequena, pois, logo conheceu sua queda.

Em maio de 2011 a Unicel, cujo nome comercial era “aeiou”, saiu de cena deixando uma dívida de mais de 100 milhões para a Anatel administrar.

O valor era referente aos pagamentos de leilões realizadas pelo órgão dentre os anos de 2005-2007. É importante destacar que a empresa de software Cadmus pediu a falência da Unicel.

Então, pouco depois, a empresa sucumbiu à crise e não teve outra alternativa, a não ser encerrar. Mas, ela acabou deixando o grande calote na Anatel e sua história se encerrou de forma complicada.

CONCLUSÕES FINAIS

Uma gigante operadora de celulares, que tinha sede em Brasília, saiu de cena meio a uma dívida e também pedido de falência. Como resultado, deu calote na Anatel e nunca mais os brasileiros ouviram falar dela.

QUAL A MAIOR OPERADORA DO BRASIL?

Se o ponto for maior cobertura 4G, é a Claro, mas, se for em clientes, a Vivo se destaca. Então, podemos dizer que essas 2, junto com a Claro, dividem o cenário nacional. Juntas, dominam 90% do mercado.

ALÉM DISSO, VEJA SITUAÇÃO QUE ACERTOU A ANATEL

anatel
brasília
falência
Operadora de celular

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.