Camila Pitanga é mais uma grande estrela que perde seu contrato fixo e de exclusividade com a Globo
Até o início dos anos 2000, a Globo tinha uma política bastante rígida e conservadora em relação aos seus contratados e à concorrência. Era considerado um grande tabu que estrelas de outros canais pisassem na emissora carioca, e dessa forma, a Globo fazia de tudo para manter os seus principais artistas, mesmo sem novos trabalhos em vista para eles, apenas para não liberá-los para os concorrentes.
Os tempos são outros, mas diante desse histórico rigoroso da Globo, surge como surpresa a “debandada” de artistas de peso da emissora que perderam o seu contrato fixo e de exclusividade, podendo transitar e até assinar com concorrentes sem nenhum impedimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em outras épocas, era quase impensável que a emissora poderia abrir mão de nomes como os de Xuxa, Maitê Proença, Marco Pigossi, Bruna Marquezine e Bruno Gagliasso. Mas foi exatamente isso que o ocorreu.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Após vídeo de sexo com Bruno Gagliasso, galã novinho quebra o silêncio e expõe a real: “Momento de tesão”
● Saída do Al-Hilal, anúncio de Jorge Jesus e retorno triunfal a time da Série A: Neymar sofre com 3 viradas em novembro
● “Não é possível”: Patrícia Poeta sofre pane no Encontro e atriz da Globo é ‘derrubada’ ao vivo
Esses artistas fazem parte de uma vasta lista de dispensa do canal nos últimos anos — por dispensa, entende-se apenas o fim dos contratos fixos e de exclusividade desses nomes, mas que não impendem que eles voltem a participar de futuros projetos na emissora.
Nesta sexta-feira (19), por exemplo, foi a vez de Camila Pitanga entrar para essa lista. Até pouco tempo, a atriz era um nome disputado para estrelar novelas do horário nobre da Globo, mas perdeu o seu contrato fixo após 27 anos.
MISTÉRIO
Essa saída de Camila Pitanga da Globo reforça um mistério: afinal, porque está ocorrendo essa “debandada” de estrelas? Por parte da emissora, a resposta parece óbvia: a Globo precisou deixar essa proposta conservadora e “orgulhosa” de lado em virtude da crise. Desde 2014, a emissora passou a intensificar a nova política de contratos por obra a fim de priorizar o corte de gastos.
Por parte dos artistas, como no caso de Marcos Pigossi e Bruno Gagliasso, que até chegaram a receber uma proposta de renovação, mas recusaram, a resposta se dá através da liberdade.
Nos últimos anos, a Record aumentou o investimento em sua teledramaturgia, surgindo como uma boa alternativa para os atores. Além disso, as estrelas também mostram um certo esgotamento ao fazerem novelas, e com o crescimento do mercado de séries e a chegada forte de serviços de streaming no Brasil, como a Netflix, surge mais uma boa opção para eles, enxergando que agora “existe vida” fora da Globo.
No caso do próprio marco Pigossi e Bruno Gagliasso, aliás, a justificativa foi justamente essa: eles recusaram uma renovação da Globo por já estarem cansados das novelas e com a perspectiva de protagonizarem novas séries na Netflix.