Relembre a memória das 12 perdas do elenco da novela Caminho das Índias
Se você acompanhou as novelas dos anos 2000, você provavelmente vai lembrar da obra Caminho das Índias exibida pela TV Globo em 2009, e que voltou ao catálogo da streaming da emissora, a Globoplay. A novela foi um sucesso da televisão brasileira com um verdadeiro elenco de peso.
No entanto, infelizmente a obra reuniu a perda de cerca de 12 artistas. Por isso, hoje vamos relembrar a memória de alguns daqueles que não estão mais entre nós. As informações são do Jornal DCI.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ator Adílson Maghá, por exemplo, morreu aos 68 anos de idade no final de 2016. Na época, foi revelado nas redes sociais pelo filho do ator mineiro, Gustavo Marquezini, que Adílson não resistiu a tratamento que passava por conta de um câncer no pulmão.
Assim como, Eva Todor, um dos nomes mais famosos da televisão, Eva Todor interpretou Dona Cidinha na trama. Ela faleceu aos 98 anos, em dezembro de 2017, no Rio de Janeiro. Na época, foi revelado que a famosa sofria de Mal de Parkinson e faleceu por consequência de uma pneumonia. Ela não teve herdeiros e era viúva.
Já o inesquecível Chico Anysio que fez uma participação especial na trama, também aparece na lista de Caminho das Índias atores que já morreram.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como um dos nomes mais conhecidos da TV, Chico faleceu em março de 2012, aos 80 anos de idade. Ele estava internado há três meses no Hospital Samaritano, localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro. O boletim médico divulgado na época informava que o artista morreu após uma parada cardiorrespiratória, causada por falência múltipla dos órgãos, consequência de choque séptico causado por infecção pulmonar.
Já o ator Elias Gleizer faleceu em maio de 2015, aos 81 anos de idade. O ator ficou internado algum tempo antes de falecer, pois sofreu uma queda e acabou fraturando algumas costelas e o pulmão. Segundo o hospital, a morte aconteceu por complicações que levaram à falência circulatória devido a uma broncopneumonia.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro colega do elenco da obra, Flávio Migliaccio que interpretou Karan, se foi em maio de 2020, aos 85 anos de idade. Ele foi encontrado em seu sítio, que ficava em em Rio Bonito, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Uma carta de despedida foi encontrada junto ao corpo do ator e por isso foi divulgado na época que a morte aparentava ser suicídio. Sua última novela foi Órfãos da Terra, em 2019.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Luiz Baccelli também morreu aos 69 anos de idade em fevereiro de 2013. O ator faleceu devido a uma parada cardíaca que aconteceu por conta de complicações renais.
A artista Mara Manzan faleceu em 2009, ano em que Caminho das Índias foi ao ar. A atriz tinha 57 anos de idade e estava internada no Hospital Rio’s D’or, no Rio de Janeiro. Mara vinha lutando contra um câncer que havia descoberto no pulmão desde 2008 e precisou passar por procedimentos, quimioterapia, entre outros tratamentos que agravaram sua saúde.
O ator Paulo José é uma das mortes mais recentes da lista Caminho das Índias atores que já morreram. Ele faleceu em agosto de 2021, em decorrência de uma pneumonia. Ele tinha 84 anos e sua última novela foi Em Família (2014).
Suzana Faíni interpretou Vírginia na trama de Caminho das Índias. A mulher era mãe de Yvone, papel de Letícia Sabatella. A atriz faleceu recentemente, em abril de 2022. Ela tinha 89 anos de idade e morreu de complicações causadas pelo Parkinson.
Selma Reis fez uma participação pequena na novela. Selma faleceu em dezembro de 2015, em Teresópolis, no Rio de Janeiro. Ela tinha 55 anos de idade e estava internada no Hospital São José. O hospital revelou para o G1 na época que a atriz sofria de câncer, mas não revelou a causa exata da morte.
Enquanto, o ator Turíbio Ruiz participou de Caminho das Índias como o personagem Tio Baba. O ator faleceu aos 89 anos de idade por conta de um acidente vascular cerebral (AVC), em julho de 2020.
Por fim, vamos falar do Duda Ribeiro fez uma participação na novela como o agente penitenciário Miguel. Ele morreu em setembro de 2016, aos 54 anos de idade. O ator descobriu um câncer no fígado desde 2010 e lutou contra a doença durante alguns anos.
Quando a novela “Caminho das Índias” parou de ser exibida?
De acordo com a Wikipédia, a telenovela brasileira produzida foi exibida pela TV Globo no horário das 20 horas de 19 de janeiro a 11 de setembro de 2009 em 203 capítulos. Substituiu A Favorita e foi substituída por Viver a Vida, sendo a 72ª “novela das oito” exibida pela emissora.