Comunicado causou impacto com dois alertas urgentes agora
O Serasa, órgão responsável pelo acesso de dívidas bancárias feitas pelos brasileiros, anunciou 2 alertas urgentes, ao confirmar 2 atitudes que podem levar ao encerramento de um dos documentos mais importantes atualmente, o CPF.
A lei proíbe e criminaliza algumas atitudes, favorecendo com que o seu CPF seja encerrado, e assim você acabe perdendo muitos benefícios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O primeiro alerta confirma que o uso de dois CPF para a mesma pessoa pode fazer com que o documento seja encerrado.
Quando há um caso identificado, o documento é cancelado automaticamente. Outra possibilidade é por ordem judicial. O pedido emitido por um juiz poderá cancelar seu CPF.
As possibilidades de irregularidade, além do cancelamento por decisão judicial, estão associadas à situação fiscal ou cadastral. Nos dois casos há possibilidade de rever o número e normalizar o uso do CPF, mas é preciso entender as diferentes situações e saber como lidar com cada uma delas para não se prejudicar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que é a situação cadastral do CPF?
A situação cadastral de um CPF com a Receita Federal pode constar de quatro formas, a saber:
1. CPF regular: significa que não há nenhuma pendência no cadastro;
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2. CPF pendente de regularização ou bloqueado: quer dizer que o contribuinte deixou de entregar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) a qual era obrigado;
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
3. CPF suspenso: o cadastro do contribuinte está incorreto ou incompleto ou não justificou ausência nas eleições ou tem pendências com a Justiça Eleitoral;
4. CPF cancelado: pode acontecer em caso de CPF clonado, decisão judicial ou falecimento.
Como fazer uma consulta no Serasa?
Para fazer a consulta do CPF e saber se há dívidas ou se o seu nome está negativado é bem simples e prático. Veja o passo a passo!
1. Acesse o site da Serasa;
2. Clique em “Consultar CPF”;
3. Cadastre-se, caso ainda não tenha cadastro;
4. Confirme o seu e-mail;
5. Insira o CPF e a senha;
6. Clique em “Meu CPF” e faça a consulta.