Siga o canal TVFOCO no WhatsApp

BOMBA!

Adeus: Record confirma cancelamento em massa do Bilhete Único do Idoso em SP com fim de 21M cartões

25/08/2024 às 23h19

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Cartões do Bilhete Único e idoso triste (Fotos: Reproduções / Globo / Canva)

Jornal da Record confirma mais de 21 mil cartões de Bilhete Único de idosos cancelados. A SPTrans, responsável pela bilhetagem eletrônica, foi quem tomou a decisão e foram cerca de 77 cartões cancelados por dia em São Paulo

Milhões de pessoas usam diariamente os transportes públicos no Brasil, e em sua maioria usam vale-transporte. Neste sentido, vamos falar sobre uma notícia que caiu como uma verdadeira bomba para os idosos de São Paulo. Isso porque foi confirmado um cancelamento em massa no cartão de Bilhete Único desse grupo, com o fim de mais de 21 mil cartões. A seguir, confira todos os detalhes sobre esse assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece que, segundo as informações divulgadas pelo portal ‘Notícias R7’, veículo jornalístico da Rede Record, de janeiro a setembro do ano passado (2023), foram cancelados diariamente em São Paulo cerca de 77 cartões do Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa em razão de fraudes, o que no fim rendeu em mais de 21 mil cancelamentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a SPTrans, empresa responsável pelo sistema de bilhetagem eletrônica nos transportes público na capital paulista, no total, cerca de 21,2 mil cartões foram bloqueados após o sistema identificar que o benefício estava sendo utilizado de forma irregular, beneficiando terceiros, além do idoso dono do Bilhete Único.

Pessoas com 65 anos ou mais têm direito ao benefício do passe livre desde que residam em São Paulo, na região metropolitana ou nos municípios de Campo Limpo Paulista, Vargem Grande Paulista e Jundiaí, no interior do estado. Dessa forma, agora, a SPTrans, conta com a tecnologia de reconhecimento facial, visando se certificar de quem está usando o cartão do Bilhete Único do idoso.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A SPTrans adotou medidas para combater fraudes no Bilhete Único, como o reconhecimento facial, por meio de câmeras instaladas em todos os ônibus da cidade, identificação de cartões com divergência entre recargas e utilizações. Além de cancelamento automático de cartões que apresentam utilizações fora dos padrões e o fim da comercialização do Bilhete Único sem identificação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como funciona o Bilhete Único do idoso em São Paulo?

Para solicitar o Bilhete Único, os idosos com 65 anos ou mais devem utilizar o atendimento digital, e o cartão é enviado para o endereço cadastrado. Segundo a SPTrans, com o cartão em mãos, o passageiro o aproxima do validador e pode viajar na parte traseira do ônibus.

Caso ainda não tenha o cartão, ele pode apresentar um documento oficial com foto para o operador e desembarcar pela porta dianteira do veículo. Além disso, o Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa já garante a gratuidade automaticamente, não sendo necessário recarregar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem é idoso no Brasil?

Segundo a legislação brasileira, uma pessoa é considerada idosa quando atinge os 60 anos ou mais de idade, conforme o que está descrito no Estatuto da Pessoa Idosa. No entanto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) define a população idosa como o grupo etário de 65 anos ou mais nos países desenvolvidos e 60 anos ou mais nos países em desenvolvimento.

🚨 Suposto filho de Gugu tem primeira vitória na Justiça + Produção de Mion e Serginho em guerra + Estrelas do SBT debocham de processo de Deolane 

Bilhete Único
Destaque
fraudes
Idosos
SPTrans

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.