CANCELAMENTO!

Cancelamento em massa de cartões do metrô e CPTM de SP atinge paulistas e anúncio oficial é emitido

20/09/2024 às 17h55

Por: Kelves Araújo
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Metrô e CPTM de SP - Foto: Internet

O cancelamento em massa de cartões no metrô e CPTM atingiu os paulistas em cheio. Um anúncio oficial expôs a situação que os cidadãos enfrentam

Não há dúvidas de que o metrô e CPTM é um dos meios de transporte público mais usados pelos paulistas. Acontece que, milhares de trabalhadores e outra série de cidadãos, se deslocam diariamente nos modais para chegar no local desejado em menos tempo e driblando os trânsitos de São Paulo.

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E, para facilitar a viagem daqueles que mais necessitam, uma das ferramentas que possibilitam uma economia no trajeto se trata do Cartão Fidelidade. Ele é um bilhete de transporte público que possibilita a compra de créditos eletrônicos para o Metrô e a CPTM de São Paulo, com valores menores do que a tarifa vigente.

Cancelamento do Cartão Fidelidade

No entanto, o Metrô cancelou o Cartão Fidelidade de usuários no último mês de agosto, sem detalhes da suspensão, segundo o jornal ‘Folha de São Paulo’. Ademais, embora o metrô tenha reconhecido o problema, não houve uma explicação do ocorrido.

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Metrô / CPTM - Montagem: TVFOCO
Cancelamento em massa de cartões do metrô e CPTM de SP – Montagem: TVFOCO

Angela Silva relatou estar desde quarta (28) com o cartão bloqueado. A mulher recarregou o cartão, no valor de R$ 200. “Eles [funcionários do Metrô] me falaram que teve uma atualização no sistema da SPTrans, que ocasionou no bloqueio de vários cartões.”, disse ela.

Além disso, o metrô de São Paulo, responsável pelo Cartão Fidelidade, trouxe novas medidas desde o dia (24) de junho de 2024, proporcionando uma maior segurança. No entanto, o serviço de transporte não falou em cancelamento.

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“Me disseram que eu podia entregar o bilhete na Sé e esperar cinco dias úteis para receber um novo, ou ir até o posto do Bilhete Único da SPTrans.”, relatou ainda Angela Silva.

Comunicado do metrô

Assim, diante da situação, o metrô de São Paulo emitiu um comunicado que acabou sendo exposto pelo portal ‘Diário do Transporte’. Veja a seguir o que disse a empresa:

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“Desde o dia 24 de junho, devido a justes operacionais no sistema de distribuição, que faz parte de uma revisão no processo que visa melhorar a segurança no uso do Cartão Fidelidade, a aquisição deste cartão está disponível somente no Posto Fidelidade de Atendimento, localizado na estação Sé. Essa medida permite que, em caso de perda ou avaria ao cartão, uma nova via seja emitida, resultando os créditos existentes.

Para a aquisição do Cartão de Fidelidade, é necessário apresentar um documento de identificação com foto e realizar um cadastramento, que é feito na hora. Conquanto, caso cartão tenha sido adquirido antes de 24 de junho e ainda não tenha feito cadastro, o passageiro deverá comparecer ao posto do ‘Cartão Fidelidade’ na estação Sé portando um documento oficial com ou, se preferir, realizar o cadastramento pelo site do Metrô.”, diz a nota.

Considerações finais

Um conselho da empresa é que o passageiro que se deparar com o cartão bloqueado ou cancelado, procure atendimento no posto Sé do Metrô. O processo na Sé pode levar cinco dias úteis e o passageiro recebe um protocolo.

O que é o Cartão Fidelidade?

O cartão permite que o passageiro que usa apenas metrô e CPTM, sem ônibus, consiga pagar tarifas mais baixas. A depender da quantidade de créditos adicionada no bilhete, o valor varia entre R$ 4,34, R$ 4,50 e R$ 4,63. A passagem comum para quem não usa esse tipo de cartão é de R$ 5.

Cartão Fidelidade
metrô SP

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]

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