Confira tudo sobre o cancelamento em massa e guerra dos planos de saúde com o Procon anunciados no Jornal da Globo
Nesta noite de terça-feira (25), iremos trazer para você uma notícia chocante sobre uma situação envolvendo diversos convênios de saúde. Com direito a reportagem em jornal da Globo com a confirmação do cancelamento em massa de uma série de planos, além de guerra das operadoras com o Procon. A seguir, confira todos os detalhes.
O Brasil, apesar de ofertar cuidados gratuitos e de ponta para à saúde em diversos graus tecnológicos através Sistema Único de Saúde (SUS), ter um convênio é um grande diferencial. Isso porque, às vezes, existem filas de esperas demoradas, logo, possuir um bom plano de saúde é de grande importância para evitar qualquer transtorno em um momento de necessidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, recentemente, uma notícia envolvendo o cancelamento de diversos planos de saúde chocou os brasileiros. Na edição do dia 10 de junho do Bom Dia ES, jornal da Globo, foi exibida uma reportagem onde foi exposto que, até aquele dia, somente no Espírito Santo, mais de 300 reclamações de cancelamento unilateral de planos chegaram o Procon.
Sendo assim, em maio, o Governo Federal notificou 20 operadoras de planos de saúde por quebra de contrato unilateral. Segundo o jornal da Globo, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em 2023, recebeu mais de 5 mil queixas sobre rescisões unilaterais. Fora os que não reclamaram.
O maior índice de rescisão foi, sobretudo, de pacientes que precisam de tratamento contínuo, como os com TEA, ou portadores de doenças crônicas. A fonte informa que, foi envida uma lista aos convênios, onde crava os beneficiários que não poderão ter os seus planos suspensos unilateralmente. Esses sendo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Pacientes internados, em ciclo de terapia de câncer; ou
- Pacientes com transtorno do espectro autista (TEA) e transtornos globais do desenvolvimento (TGD).
Vale destacar que, segundo a reportagem, quem teve algum plano cancelado precisa buscar a resolução na justiça. Inclusive, no Espírito Santo, após as denúncias ao Procon, alguns contratos foram reestabelecidos, com o cliente voltando a receber o suporte oferecido pela operadora.
As operadoras listadas na notificação foram:
- Unimed nacional,
- Bradesco Saúde,
- Amil,
- SulAmérica,
- Notre Dame Intermédica;
- Porto Seguro Saúde,
- Golden Cross,
- Hapvida,
- GEAP Saúde,
- Assefaz,
- Omint,
- One Health,
- Prevent Senior,
- Assim Saúde,
- MedSênior,
- Care Plus,
- Unidas,
- FenaSaúde,
- Abramge e
- Ameplan.
QUANTAS UNIDADES DA UNIMED TEM NO BRASIL?
Por se tratar de uma cooperativa, o Sistema Unimed está presente em 84% do território nacional, formado por mais de 340 cooperativas médicas, 117 mil médicos cooperados e 18 milhões de clientes. Essas informações são do site oficial da empresa. Ela é uma das principais no seguimento de vendas de planos de saúde.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● ADEUS: 5º maior plano de saúde confirma fim de serviço colossal e se desfaz de 240 mil em 2024
● Fim do pagamento na Unimed, Amil e mais em SP: Nova lei histórica traz plano de saúde gratuito a milhares
● Decreto da ANS: Ana Paula paralisa BDBR com pesadelo da Unimed, Amil e + com 8M de clientes deixados na mão
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE