Saudades
De câncer a derrame: A Usurpadora volta ao ar no SBT e morte dizima 50% do elenco do fenômeno
31/03/2025 às 7h10

Estrelas do elenco de A Usurpadora: 50% dos atores devastados pela morte
A novela mexicana “A Usurpadora” (1998), fez enorme sucesso no SBT no final dos anos 1990, e está em sua sétima reprise nas tardes da emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, boa parte do elenco já morreu e as causas da morte como câncer e derrame chamam atenção para estas reconhecidas personagens.
De acordo com apurações dos especialistas em celebridades do portal TV FOCO em suma ao que se repercutiu no portal NaTelinha, veja quem já partiu dessa pra melhor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Onde assisto a Usurpadora?
Atualmente, “A Usurpadora” passa nas tardes do SBT, na TV aberta, e está disponibilizada sob demanda no +SBT e na Globoplay.
A saber, a trama conta a história das irmãs gêmeas separadas de nascença, Paulina e Paola, vividas pela atriz Gabriela Spanic.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Morreu”: Jornal da Globo confirma morte de cantor amado do Brasil após perder luta contra doença
● Luto URGENTE: Globo confirma às pressas morte de famoso cantor e notícia causa choro
● “Hoje”: Substituto de Bonner confirma morte de jornalista da Globo após cirurgia delicada
Enquanto uma é pobre, a outra vive no luxo e na futilidade. Quando Paola Bracho encontra Paulina Martins, sem saber que é sua irmã, bola o plano de troca de identidade.
Atores que já morreram
Primeiramente, vamos falar da Filó, interpretada pela veterana Maria Luisa Alcalá. A vizinha de Paulina no litoral mexicano morreu aos 72 anos, de causas naturais, em fevereiro de 2016.
Em segundo lugar, a atriz cubana Ninón Sevilla, que deu vida à cozinheira da casa dos Bracho e amiga da Vovó Piedade, Cacilda.
A atriz morreu aos 85 anos, em janeiro de 2015, mas a causa da morte não foi divulgada pela família.
Em terceiro lugar, a inesquecível Vovó Piedade, interpretada pela chamada de “Dama do Tango”, Libertad Lamarque.
Acontece que Libertad Lamarque foi cantora e atriz, morreu em dezembro de 2000, aos 92 anos, após complicações de uma pneumonia.
A saber, a governanta da casa dos Bracho, Adelina, interpretada pela elegante atriz veterana, Magda Guzmán, nos deixou aos 83 anos, em março de 2015, por consequência de um infarto.

Saudades
Por outro lado, o jardineiro da casa dos Bracho, o Seu Chico, interpretado por Tito Guízar, um grande artista do cinema nacional mexicano, faleceu aos 91 anos.
Ou seja, ele morreu pouco tempo depois do fim da novela, em dezembro de 1999, devido uma insuficiência cardíaca.
Enquanto isso, a vovó Isabel, vivida por Silvia Derbez, morreu em abril de 2002, aos 70 anos, vítima de um câncer de pulmão.
Desse modo, não podemos esquecer de falar da irmã dela em A Usurpadora, Antônia Rocha, vivida pela atriz Silvia Caos.
A atriz também ficou conhecida por ser a Nana Calixta em “Maria do Bairro” (1995). Coincidentemente, ela também morreu de câncer de pulmão, aos 72 anos, em abril de 2006.

Porém, o amigo e confidente das irmãs Rocha em A Usurpadora, além de um contador de histórias de pescador, o carismático Moacir, interpretado pelo conhecido René Muñoz, também já faleceu.
Ele nos deixou bem cedo, aos 62 anos, em maio de 2000, por conta de um câncer no esôfago e complicações nos rins e pulmão.
Veteranos conceituados
Ademais, mordomo Bráulio, vivido por Miguel Córcega, acabou vítima de um AVC (acidente vascular cerebral), aos 78 anos, em setembro de 2008.
Aliás, o veterano Enrique Lizalde, conhecido no Brasil como o pai da “Chispita” (1982), também esteve em A Usurpadora, como o multimilionário Alexandre Farina.
Ele era um dos casos de Paola Bracho. Sua morte também ocorreu devido um câncer, mas no fígado. Ele morreu em 2013, aos 76 anos.

Damas da TV
Surpreendentemente, a cantora e atriz Irán Eory, que deu vida a carente dona Lourdes, morreu aos 64 anos, em março de 2002, por conta de um devastador derrame cerebral, que a deixou em coma por um tempo até ceifar sua vida.
Por fim, a tia Abigail, vivida por Meche Barba, conhecida como a Lupe de “Maria do Bairro” (1995), fez participações especiais em A Usurpadora. Ela morreu por consequência de um enfisema pulmonar, aos 77 anos, em janeiro de 2000.

Mortes mais recentes do elenco
A divertida secretária da Cerâmica Bracho, Estela, vivida por Renata Flores, morreu em fevereiro de 2024, em decorrência de um câncer que enfrentava.
Enquanto a atriz Jessica Jurado, a esposa submissa Patricia Bracho, teve morte confirmada em outubro de 2024, aos 56 anos, em decorrência de uma parada cardíaca.

Atores de A Usurpadora que já faleceram também
- Dr. Fulgêncio, médico da penitenciária (Fernando Torres Lapham)
- Enfermeira Eulália (Irma Torres)
Considerações finais
Em resumo, A Usurpadora é uma novela mexicana de enorme sucesso no Brasil, veiculada em sua sétima reprise pelo SBT, e traz rostos conhecidos do elenco de volta ao ar, mas que a morte dizimou metade deles após quase 27 anos da exibição original.
Luto e real assassino de Odete: Vale Tudo nem estreia e 2 sentenças já são vazadas da Globo
Autor(a):
Gustavo Melo
Apreciador da cultura pop das décadas passadas e muito antenado no mundo atual das celebridades. Sou também um Cinéfilo crítico, colecionador de filmes, livros e discos de vinil. E assumo que foi Chespirito (Roberto Bolaños) quem formou meu caráter e bom humor. Email: gustavo.m@otvfoco.com.br