ordem de PROIBIÇÃO

Câncer: Anvisa crava nova ordem de PROIBIÇÃO em todas as farmácias do Brasil contra remédio popular

04/01/2024 às 11h45

Por: Rafael Silva
Logo da Anvisa e remédio proibido em farmácia - Foto Reprodução Internet
Logo da Anvisa e remédio proibido em farmácia - Foto Reprodução Internet

Se surpreenda com a Anvisa, que crava nova ordem de PROIBIÇÃO em todas as farmácias do Brasil contra remédio popular

E o famoso órgão de fiscalização, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, conhecida e querida por todos os brasileiros, crava nova ordem de PROIBIÇÃO em todas as farmácias do Brasil contra remédio popular e surpreende a todos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, tem como função, regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública, podendo apreender, recolher, proibir, suspender armazenamento, comercialização e distribuição do produto, ou serviço.

Com isso, a Anvisa, por meio do seu portal oficial, “www.gov.br/anvisa”, informou no dia 28 de dezembro de 2023, que o medicamento Dividol terá que ser dispensado com Notificação de Receita amarela a partir de janeiro de 2024, pois passou a ser substância controlada, após a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 827/2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo as informações, a Resolução que foi publicada no dia 24 de novembro, incluiu o viminol, que é um analgésico opioide, na lista de substâncias entorpecentes da Portaria SVS/MS 344/98 e altera as regras de prescrição e venda/dispensação do medicamento Dividol@ (hidroxibenzoato de viminol), da empresa Zambon Laboratórios Farmacêuticos Ltda., o único no mercado brasileiro que contém viminol.

Por isso, a RDC 827 estabeleceu o prazo de 30 dias, contados a partir de 1º de dezembro, para que as empresas efetuem as alterações necessárias ao cumprimento da Portaria SVS/MS 344/98, que passou a valer na última segunda-feira (1).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agora o medicamento só poderá ser prescrito pelos profissionais e dispensado pelas farmácias mediante Notificação de Receita A (amarela), seguindo os demais controles determinados portaria, como, por exemplo, a guarda em local restrito e trancado.

Ainda segundo as informações, a inclusão do viminol na lista de substâncias entorpecentes foi baseada em estudos que demonstraram o potencial de abuso e dependência da substância, bem como os riscos à saúde pública associados ao seu uso.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale dizer que o viminol é um analgésico opioide usado para o tratamento de dores originada de diversas doenças, como câncer, traumas osteoarticulares e pós-operatório.

Thumbnail Video Youtube

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual o remédio mais vendido no Brasil?

Segundo o portal “ictq”, o remedio mais vendido no Brasil é o Dorflex, que lidera como um analgésico que funciona para diferentes tipos de dores.

Anvisa
Dividol

Autor(a):

Eu sou Rafael Silva, tenho 28 anos e sou Arquiteto e Urbanista por formação pela Universidade Potiguar. Viciado em estar por dentro de tudo que acontece, sou Redator Web por vocação. Sempre foi apaixonado por escrita e leitura e me encontrei no mundo do entretenimento. Acompanho a vida dos famosos e celebridades diariamente pelos seus perfis das redes sociais e faço matérias sobre as fortunas dos artistas e suas mansões elegantes . Adoro jogar vídeo game e assistir séries e filmes. Minhas redes sociais são: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.