Anvisa emite comunicado oficial sobre proibição de produto popular entre donas de casa após substância imprópria e propaganda irregular
No dia 09 de julho deste ano, a Anvisa emitiu um comunicado oficial sobre a proibição de um produto número um de donas de casa. A medida ocorreu após analisar substâncias impróprias e propaganda irregular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou a retirada do produto das lojas, seja oficial ou de e-commerce, como mercado livre, amazon e outros.
Estamos falando de um produto da marca Seiva da Terra. A empresa é conhecida por vender produtos como chás, aromas, óleos, florais e outros produtos que prometem ajudar na saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os produtos trazem propagandas para aliviar dores, estresse, desanimo e outros. Desse modo, a marca ficou conhecida entre jovens e donas de casa para ajudar a combater os problemas do dia a dia.
MEDIDA
Porém, no dia 09 de julho, a Anvisa realizou a proibição do Kit Auxilia Prevenção Câncer, da marca Seiva da Terra, segundo informações do portal de consultas da agência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- KIT AUXILIA PREVENÇÃO CÂNCER, MARCA SEIVA DA TERRA (TODOS)
A resolução 2.524 trouxe a proibição da comercialização do produto e a apreensão da propaganda, fabricação, distribuição e uso. A medida ainda reforçou dois sites que vendem os produtos, kitsseiva.com.br e lojaseivadaterra.com.br.
O produto da marca Selva da Terra contém constituintes não autorizados, como extrato de casca de Ipê roxo e extrato de folhas de graviola, em suas composições.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a marca utiliza a propaganda enganosa ao dar indicações terapêuticas para prevenir e curar o câncer, não permitidos para alimentos, segundo informações da agência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O produto possui fabricante desconhecido. Foram infringidos os seguintes dispositivos legais: art. 21 e 23 do Decreto Lei n. 986, de 1969; art. 4 o, 16 e 17 da RDC n. 243, de 26, de 2018; Anexos da IN 28/2018 e art. 4 o da Resolução RDC nº 727, de de 1° de julho de 2022, tendo em vista o inciso XXVI do art. 7º da Lei nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999”, disse a nota.
PRONUNCIAMENTO DA MARCA
Por fim, até o momento não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da marca mencionada, lembrando que o espaço permanece em aberto para que ela possa expor sua versão dos fatos.
Como saber se o produto tem registro na Anvisa?
Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pela Anvisa, o que garante a autenticidade da informação.