A autarquia lacrou 3 gigantes populares por grave risco à saúde
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), é um dos principais órgãos quando o assunto se trata da proteção com o bem-estar da população de modo geral. Vale dizer que, outros órgãos como a Vigilância Sanitária e até mesmo o Procon, seguem ordens da autarquia para manter o cuidado de todos.
E por falar nisso, um decreto da ANVISA interditou 3 gigantes e até padaria acabou sendo lacrada, após a identificação de risco de câncer, chocolate vencido e mais um terror.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Chocolate vencido
Vale dizer que, a primeira proibição se deu quando o Procon de Guarulhos entrou em cena e interditou uma loja de chocolates localizada no interior de um hipermercado na avenida Paulo Faccini, por vender produtos vencidos.
Segundo o portal ‘Guarulhos SP’, a interdição se deu no dia 17/08/2023, ocorrendo por até 30 dias, conforme previsto no art. 56, inciso X, do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Tudo aconteceu após uma consumidora fazer uma denúncia. Durante a compra, ela encontrou vários produtos vencidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, após o incidente um tanto revoltante, a Cacau Show tomou conhecimento do caso e se descredenciou da loja. É importante afirmar também que, a empresa de chocolates não possui culpa pelo erro, mas sim, o hipermercado.
“Pedimos desculpas aos clientes que foram afetados por nossa ex-franqueada, reiterando que estamos sempre a postos para ouvir nosso consumidor. Nossos canais diretos, sejam o SAC ou redes sociais, estão à disposição para denúncias, comentários e sugestões.”, disse a Cacau Show.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção donas de casa: ANVISA acaba de proibir farinha popular e nº1 no Brasil após grave descoberta
● Carne recheada de insetos: Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado n°1 por nojeira em 2024
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
Risco de câncer
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por sua vez, o segundo estabelecimento fechado se trata de uma clínica clandestina de bronzeamento artificial. Segundo o G1, agentes da Delegacia Especial de Crimes Contra o Consumidor (Decon) e fiscais do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (Ivisa-Rio), interditaram uma clínica clandestina de estética, na comunidade do Terreirão, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Tudo aconteceu no dia 06/12/23, após os agentes encontrarem dois equipamentos de bronzeamento artificial. O serviço é proibido em todo o Brasil, segundo resolução da ANVISA. A mesma fonte disse que, a mulher que era dona do estabelecimento foi levada para a delegacia pelo crime de execução de serviço de alto grau de periculosidade.
A clínica localizada em um prédio comercial do Terreirão também não contava com documentos para seu funcionamento, como a Licença Sanitária e o Alvará de Funcionamento. Vale dizer que, o bronzeamento artificial aumenta em 75% o risco de câncer.
Padaria
A terceira interdição por ordem da ANVISA foi uma padaria que acabou sendo barrada e o dono preso em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, depois de serem encontradas diversas irregularidades, como instalação insalubre e produtos sem condição de consumo. A ação se deu no dia 16/04/2024.
Segundo a Vigilância Sanitária Municipal, os donos da panificadora foram notificados, autuados e tiveram o local interditado, mas insistiram em reabrir a fábrica. Assim, a Vigilância voltou ao local e apreendeu produtos e encaminhou os donos à delegacia. As informações são do G1.
Para poder reabrir o estabelecimento, os donos precisarão de pelo menos sete adequações estruturais, sendo eles:
- Limpeza do local;
- Organização;
- Instalação de teto, piso e parede de cor clara e lavável;
- Acondicionamento de matéria-prima em lugar limpo;
- Limpeza adequada dos utensílios utilizados;
- Padeiros devidamente uniformizados;
- Utilização de água potável e filtrada.
COMUNICADO
Até o momento desta publicação, nenhum informativo das empresas sobre a atual situação e esclarecimento dos ocorridos foi realizado. Porém, o espaço segue aberto para os mesmos se pronunciarem com suas versões dos fatos.
Quando a ANVISA foi fundada?
Fundado em janeiro de 1999 pela Lei 9782/1999, o órgão é uma ferramenta reguladora, vinculado ao Ministério da Saúde, para estabelecer um padrão de qualidade em produtos e serviços no Brasil.