Relembre a perda de 5 grandes estrelas de O Espigão, da Globo, que acabaram sendo levados avassaladoramente pela morte
O Espigão é uma novela brasileira exibida pela TV Globo de 3 de abril a 1 de novembro de 1974, escrita por Dias Gomes, com direção de Régis Cardoso e Walter Campos.
Assim, um verdadeiro sucesso nos anos 70 e ambientada na fictícia cidade de Bole-Bole, a trama mistura drama, humor e críticas sociais, características marcantes das obras de Dias Gomes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, nos últimos anos, cinco grandes estrelas da novela O Espigão acabaram sendo levadas pela morte. Os astros acabaram sendo vítimas de grandes fatalidades desde câncer de pulmão a doença fatal.
Afinal, qual o enredo de O Espigão?
- Em suma, a história de O Espigão gira em torno de uma comunidade tradicional que enfrenta um conflito entre o progresso desenfreado e a preservação de sua identidade cultural;
- O empresário Lauro Fontana chega à cidade com o plano de construir um enorme edifício;
- O espigão, que se torna símbolo das tensões entre os interesses capitalistas e as tradições locais;
- A novela é marcada por personagens pitorescos e emblemáticos, como o prefeito, que tenta manter as aparências, e os moradores que resistem às mudanças.
Quais as cinco estrelas de O Espigão que morreram?
O TV FOCO reuniu o nome de 5 grandes estrelas de O Espigão que já nos deixaram. A seguir, veja o desfecho de cada um e relembre o sucesso. As informações são do portal ‘DuhSecco’.
Milton Moraes
O ator que defendeu o protagonista Lauro Fontana em O Espigão, morreu em 15 de fevereiro de 1993, aos 62 anos, vítima de um câncer no pulmão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vanda Lacerda
A veterana interpretou Urânia, figura irritadiça que resiste em vender o casarão da família para Fontana e sempre cultua o falecido pai com rituais em torno de um coqueiro plantado por ele.
A atriz faleceu em 14 de julho de 2001, aos 77 anos, em decorrência de um edema pulmonar.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Carlos Eduardo Dolabella
O ator que interpretou Marcito, uma espécie de Don Juan, Dolabella faleceu aos 65 anos, em 26 de maio de 2003, por falência múltipla de órgãos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cláudio Marzo
Interprete de Léo em O Espigão, Cláudio Marzo, ecologista que saiu do Maranhão rumo ao Rio de Janeiro. Ao longo da trama, ele se estabeleceu como o grande rival de Lauro Fontana.
Aliás, Marzo morreu no dia 22 de março de 2015, aos 74 anos, por complicações pulmonares.
Milton Gonçalves
Por fim, Milton Gonçalves, o Nonô, mentor intelectual dos golpes de Lazinha Chave de Cadeia (Betty Faria), nos deixou em 30 de maio de 2022, aos 88 anos, após anos de luta contra as sequelas de um AVC.
Considerações finais
As perdas de grandes estrelas que marcaram a novela O Espigão, refletem o fim de um ciclo, mas também eternizam a relevância de seus talentos e contribuições para a televisão brasileira.
Milton Moraes, Vanda Lacerda, Carlos Eduardo Dolabella, Cláudio Marzo e Milton Gonçalves não apenas deram vida a personagens memoráveis, como também ajudaram a consolidar a obra de Dias Gomes como um marco na teledramaturgia nacional.
Embora esses nomes tenham partido, suas atuações permanecem vivas na memória de quem acompanhou a trama e nas histórias que continuam a ser contadas sobre eles.
Onde assistir à novela?
Conforme apurado pelo TV FOCO, a novela pode ser encontrada a qualquer momento no Globoplay, a plataforma de streaming da Globo. O Espigão conta com 150 capítulos.
Por fim, veja também tudo sobre as novelas atualmente em exibição CLICANDO AQUI.