PROIBIÇÃO!
Lo Prete paralisa JG às pressas com proibição da Anvisa contra produto n°1 após risco fatal
27/07/2024 às 20h10
A âncora do Jornal da Globo confirmou os graves riscos que o produto proibido de forma urgente pela ANVISA pode causar nos consumidores
Indiscutivelmente, Renata Lo Prete é uma das grandes jornalistas da TV brasileira. Responsável por comandar o Jornal da Globo, ela costuma trazer importantes notícias a respeito do Brasil e do mundo. Inclusive, a âncora surpreendeu os telespectadores ao expor sobre uma nova proibição da ANVISA contra um produto popular e n° 1 no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na exibição do Jornal da Globo que foi ao ar no dia (19) de abril deste ano de 2024, a contratada da emissora carioca expôs a decisão do órgão de manter a proibição da importação, fabricação e comercialização de cigarros eletrônicos no Brasil.
“Por unanimidade, Anvisa decide manter proibição da importação, fabricação e comercialização”, iniciou Renata Lo Prete, pegando a todos completamente de surpresa. Segundo a nota oficial exposta no site do Governo Federal, no dia (19) de abril de 2024, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, de forma unânime, a proibição da importação, fabricação, comercialização, distribuição, armazenamento, transporte e propaganda de cigarros eletrônicos e demais dispositivos eletrônicos para fumar no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A agência enumerou 4 pontos para sustentar essa decisão. Primeiro, o aumento do uso dos jovens nos países em que os vapes foram liberados, como Estados Unidos e Reino Unido. Segundo, o potencial de dependência, já que o cigarro eletrônico carrega 20 vezes mais nicotina do que o cigarro comum”, frisou Renata Lo Prete.
“Depois, a ausência de estudos que detalham os efeitos de longo prazo do fumo eletrônico e os impactos na política de controle do tabaco que o Brasil tem sido referência até aqui”, frisou ainda a âncora do Jornal da Globo. Vale dizer que, a decisão do órgão reforçou a proibição já existente desde 2009, por meio da RDC 46, que visa proteger a saúde pública dos riscos à saúde associados ao uso dos dispositivos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
RISCOS
Vale dizer que, os cigarros eletrônicos emitem substâncias nocivas, como nicotina, metais pesados e compostos orgânicos voláteis. Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), os dispositivos podem causar doenças pulmonares graves, como bronquite obliterante grave (DPOC) e lesões pulmonares agudas graves (EVALI).
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● ANVISA ordena proibição contra carne n°1 por contaminação fatal
● Risco de câncer: Jornal da Globo confirma interdição da Anvisa contra n°1 das mulheres
● “Suspensão”: Anvisa proíbe produto popular no Brasil e JN confirma ordem urgente da Receita Federal
Outro ponto a ser enfatizado é que, o uso dos cigarros eletrônicos pode causar lesão pulmonar, com os principais sintomas sendo a tosse, dor torácica e dispneia, além de dor abdominal, náuseas, vômitos, diarreia, febre, calafrios, câncer, infarto e até perda de peso.
Em tese, os vapes podem ser considerados a porta de entrada para o tabagismo tradicional, principalmente entre adolescentes e jovens, pela aparência atrativa, sabores doces e marketing enganoso. Dessa forma, podemos dizer que em seu pior caso, o dispositivo pode causar a morte.
Qual o salário de Renata Lo Prete na Globo?
Renata Lo Prete, apresentadora do “Jornal da Globo”, é muito bem remunerada pelo excelente trabalho que faz na bancada do jornalístico. Ela chega a receber o valor de R$ 300 mil a R$ 500 mil por mês, para apresentar diariamente o famoso jornal que traz um resumo de tudo que aconteceu no dia e virou notícia.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]