Refrigerante amado tem sido apontado como causador de câncer no fígado
Um estudo, feito nos Estados Unidos, onde foi pesquisado o consumo de um refrigerante em questão por cerca de 100 mil mulheres, com idade de 50 a 79 anos, acabou evidenciando uma relação entre o consumo de bebidas gaseificadas com o surgimento de câncer no fígado.
No estudo, foi comprovado que as mulheres que tomaram de 1 a 2 bebidas gaseificadas por dia, tiveram maiores taxas de câncer de fígado e consequentemente doença hepática crônica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale mencionar que as bebidas gaseificadas são todas que contém gás na composição, como o tão amado refrigerante, seja ele de qual quer marca.
Tendo em vista que essas bebidas, quando consumidas de forma exagerada, podem ser causadores de muitos outros problemas de saúde, como diabetes mellitus e hipertensão arterial, profissionais de saúde de todo o mundo buscam conscientizar a população para a redução do consumo deste alimento.
Vale mencionar que os principais sintomas de câncer de fígado são:
- Aumento do tamanho do abdômen e ascite (acúmulo de líquido);
- Massa palpável no abdômen;
- Dor abdominal, mais localizada para o lado direito do abdômen;
- Pele e olhos mais amarelados que o normal;
- Cansaço excessivo;
- Fraqueza;
- Fezes que saem mais esbranquiçadas;
Como prevenir o surgimento do câncer?
Para se proteger e prevenir o surgimento do câncer, como o câncer de fígado, mama, pele, intestino, digestivo e etc, é necessário a criação de hábitos de vida saudáveis, como consumir alimentos naturais, sendo estes as frutas, verduras, tubérculos e legumes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, é necessário evitar o consumo de alimentos processados e ultra-processados, como refrigerantes, alimentos enlatados e realizar a prática de atividades físicas regulares, sendo estas pelo menos 5 vezes por semana.
Não obstante, recomendamos que a população faça seus exames regularmente, como forma de prevenir o aparecimento de doenças que possam comprometer a boa saúde do nosso organismo.