Se surpreenda ao saber que remédio queridinho do Brasil tem segredo assustador com PERIGO nas farmácias e até câncer e você precisa saber
E um famoso remédio, conhecido e querido por todos que o usam frequentemente, tem segredo assustador com PERIGO nas farmácias e até câncer e você precisa saber.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O famoso remédio, que já se consagrou entre os mais procurados nas farmácias do país e um dos mais queridinhos dos brasileiros, tem segredo assustador com perigo nas farmácias e até câncer e você precisa saber.
As informações são do canal do YouTube, “Olá, Ciência!”, que em video publicado no dia 19 de agosto deste ano de 2023, desmistificou os temores que rodeiam o uso do Omeprazol, um dos remédios queridinho dos brasileiros, que é indicado para tratar muita produção de ácido no estômago, e no video, informou dizendo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Se a gastrite não for tratada adequadamente, ela pode evoluir para uma úlcera, mas, felizmente, nós temos o omeprazol, um remédio eficaz contra gastrite, ulcera, refluxo e vários outros problemas gástricos, omeprazol, pantoprazol, lansoprazol e omeprazol. É muito pra zol, e todos eles agem da mesma forma tendo uma eficácia muito semelhante”, inicia dizendo o video.
Que continua: “Eles diminuem em até 95% liberação de ácido do estômago, fato é que com menos ácido do estômago, pode se concentrar em reparar as lesões. O omeprazol e companhia possibilita uma cicatrização e reduzem o desconforto que seria causado por novas lesões. Então, eles realmente melhoram a qualidade de vida de quem tem problemas gástricos”, e segue dizendo:
“Mas se eles reduzem a produção de ácido, que é essencial para digestão, isso gera alguma consequência para a saúde e não existem remédios sem riscos e sem efeitos colaterais, e com o omeprazol e outros remédios da mesma classe não é diferente. Eles alteram o funcionamento do estômago e o resultado pode ser uma dor de cabeça, dor abdominal, diarreia”, expõe o video, que continua:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Podem até prejudicar a absorção de algumas vitaminas, minerais, mas até aí é tudo controlável e passageiro. Os benefícios superam os riscos. O problema é que algumas pessoas precisam tomar omeprazol por longos períodos. Muito além dos 2 meses, que é o tempo comum de tratamento, e os cientistas viram que reduzir a produção de ácido no longo prazo geram desbalanço no estômago“, diz o video.
“A preocupação dos cientistas com omeprazol foi justamente essa, um estudo de 2017 avaliou o histórico médico de mais de 60000 pacientes que passaram por algum tratamento contra bactéria h pylori e viu que pessoas que tomavam remédios como omeprazol pelo menos uma vez por semana por mais de 1 ano tinham mais que o dobro do risco de desenvolver câncer de estômago”, e continua:
“Vendo esses resultados, pode parecer que o omeprazol realmente induz o câncer, e foi essa notícia que se espalhou pela mídia e até hoje aterroriza as pessoas”, diz o canal do YouTube.
“É muito difícil afirmar que o vilão é um único remédio que a pessoa tomou em algum momento da vida e as outras coisas que ela fez? O que esse estudo fez em 2017 foi avaliar fichas de pacientes que usaram ou não omeprazol. Simples assim, quando esse estudo mostra o resultado de dobrar o risco de câncer, ele funciona como um estudo excelente para criar hipótese de que o omeprazol pode ser responsável”.
Que continua: “Em novos estudos foram feitos e os fatores que podem confundir o resultado final, porque estão ligados ao câncer, como o hábito de fumar e consumir bebida alcoólica, quando esses fatores são ajustados, essa relação entre omeprazol e câncer simplesmente desaparece”, diz o especialista.
“Ou seja, depois de ver os hábitos de vida dos pacientes, o estudo descobriu que não é verdade que omeprazol ou qualquer outro azol cause câncer”, revela o canal.
Qual a maior farmácia do Brasil?
Segundo o portal “abradilan”, a liderança permanece nas mãos da Raia Drogasil pelo 12º ano consecutivo.