Se surpreenda ao saber que remédio queridinho do Brasil tem segredo assustador com PERIGO nas farmácias e até câncer e você precisa saber
E um famoso remédio, conhecido e querido por todos que o usam frequentemente, tem segredo assustador com PERIGO nas farmácias e até câncer e você precisa saber.
O famoso remédio, que já se consagrou entre os mais procurados nas farmácias do país e um dos mais queridinhos dos brasileiros, tem segredo assustador com perigo nas farmácias e até câncer e você precisa saber.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações são do canal do YouTube, “Olá, Ciência!”, que em video publicado no dia 19 de agosto deste ano de 2023, desmistificou os temores que rodeiam o uso do Omeprazol, um dos remédios queridinho dos brasileiros, que é indicado para tratar muita produção de ácido no estômago, e no video, informou dizendo:
“Se a gastrite não for tratada adequadamente, ela pode evoluir para uma úlcera, mas, felizmente, nós temos o omeprazol, um remédio eficaz contra gastrite, ulcera, refluxo e vários outros problemas gástricos, omeprazol, pantoprazol, lansoprazol e omeprazol. É muito pra zol, e todos eles agem da mesma forma tendo uma eficácia muito semelhante”, inicia dizendo o video.
Que continua: “Eles diminuem em até 95% liberação de ácido do estômago, fato é que com menos ácido do estômago, pode se concentrar em reparar as lesões. O omeprazol e companhia possibilita uma cicatrização e reduzem o desconforto que seria causado por novas lesões. Então, eles realmente melhoram a qualidade de vida de quem tem problemas gástricos”, e segue dizendo:
“Mas se eles reduzem a produção de ácido, que é essencial para digestão, isso gera alguma consequência para a saúde e não existem remédios sem riscos e sem efeitos colaterais, e com o omeprazol e outros remédios da mesma classe não é diferente. Eles alteram o funcionamento do estômago e o resultado pode ser uma dor de cabeça, dor abdominal, diarreia”, expõe o video, que continua:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Reajuste de 5,25%: Canetada antes de Haddad garante salário mínimo de R$1656 à lista de CLTs em 2025
● Decisão do Banco Central confirma o que acontecerá com quem tem R$1000 na poupança Bradesco hoje (23)
● Isenção colossal e +1 benefício: Nova lei do IPVA chega com mudança histórica a lista de CPFs em 2025
“Podem até prejudicar a absorção de algumas vitaminas, minerais, mas até aí é tudo controlável e passageiro. Os benefícios superam os riscos. O problema é que algumas pessoas precisam tomar omeprazol por longos períodos. Muito além dos 2 meses, que é o tempo comum de tratamento, e os cientistas viram que reduzir a produção de ácido no longo prazo geram desbalanço no estômago“, diz o video.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A preocupação dos cientistas com omeprazol foi justamente essa, um estudo de 2017 avaliou o histórico médico de mais de 60000 pacientes que passaram por algum tratamento contra bactéria h pylori e viu que pessoas que tomavam remédios como omeprazol pelo menos uma vez por semana por mais de 1 ano tinham mais que o dobro do risco de desenvolver câncer de estômago”, e continua:
“Vendo esses resultados, pode parecer que o omeprazol realmente induz o câncer, e foi essa notícia que se espalhou pela mídia e até hoje aterroriza as pessoas”, diz o canal do YouTube.
“É muito difícil afirmar que o vilão é um único remédio que a pessoa tomou em algum momento da vida e as outras coisas que ela fez? O que esse estudo fez em 2017 foi avaliar fichas de pacientes que usaram ou não omeprazol. Simples assim, quando esse estudo mostra o resultado de dobrar o risco de câncer, ele funciona como um estudo excelente para criar hipótese de que o omeprazol pode ser responsável”.
Que continua: “Em novos estudos foram feitos e os fatores que podem confundir o resultado final, porque estão ligados ao câncer, como o hábito de fumar e consumir bebida alcoólica, quando esses fatores são ajustados, essa relação entre omeprazol e câncer simplesmente desaparece”, diz o especialista.
“Ou seja, depois de ver os hábitos de vida dos pacientes, o estudo descobriu que não é verdade que omeprazol ou qualquer outro azol cause câncer”, revela o canal.
Qual a maior farmácia do Brasil?
Segundo o portal “abradilan”, a liderança permanece nas mãos da Raia Drogasil pelo 12º ano consecutivo.