A proibição urgente da ANVISA contra 2 marcas de doces
A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é detentora da regulamentação de produção e comercialização de produtos, bens e serviços.
Sabendo disso, no ano de 2017, de acordo com o que foi publicado pelo G1, a ANVISA interditou um lote de paçoca da marca Dicel.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O motivo partiu do princípio que a marca excedeu o limite do teor de aflatoxinas, que são toxinas produzidas por fungos, encontradas em alimentos:
“As aflatoxinas são substâncias tóxicas e carcinogênicas, e, por isso, produtos fora da especificação não podem ser consumidos pela população” -Alertou a agência à época
A Anvisa destacou o perigo do consumo da aflatoxina, que pode trazer muitos problemas à saúde, pois ela pode ter substâncias tóxicas e cancerígenas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão do órgão foi devidamente publicada na edição do Diário Oficial da União, no qual foi determinado a suspensão da distribuição e comercialização dos lotes de paçoca na época.
O lote de comercialização vetada foi o de número 0027 do produto “Doce de Amendoim Paçoca Rolha”, da marca Dicel, distribuído pela Indústria e Logistica Wethonklauss Constante Ltda, com data de fabricação 18/11/2016, data de validade 18/11/2017.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda de acordo com o G1, à época a empresa NÃO QUIS SE PRONUNCIAR SOBRE O ASSUNTO.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Chocolate com vidro
Alguns anos depois, particularmente em outubro do ano de 2022, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou uma resolução no qual proibiu a venda e distribuição de dois lotes de chocolates da marca Garoto.
Segundo o portal G1, A Anvisa determinou a proibição de comercialização, distribuição e uso de dois lotes de dois produtos da marca de chocolates Garoto que podem conter pequenos fragmentos de vidros.
Os produtos eram barras de chocolates (tabletes) de 80 g sabor chocolate ao leite com Castanhas de Caju e chocolate ao leite com Castanhas de Caju e Uvas Passas.
A agência sanitária também determinou o recolhimento voluntário dos seguintes lotes:
- 225212941G;
- 225312941G.
Na época, a Anvisa alertou que SOMENTE esses lotes apresentaram riscos, e que NÃO há restrições de consumo para os demais produtos da Garoto.
A orientação que foi dada ao consumidor, NA ÉPOCA, é que, caso tenha adquirido tabletes de 80 g dos sabores “Castanhas de Caju” ou “Castanhas de Caju e Uvas Passas” da marca, verificar o lote do produto no verso do rótulo, próximo ao lacre. Não encontramos o posicionamento da empresa sobre o ocorrido.
Quantas calorias tem em 100 g de chocolate ao leite?
546 calorias.