Reajuste no Vale-Refeição e Vale-Alimentação: Canetada de Haddad traz 2 viradas que atinge CLTs em 2025

Ilustração vale-refeição e Fernando Haddad (Fotos: Reproduções / Canva/ Globo)

Ilustração vale-refeição e Fernando Haddad (Fotos: Reproduções / Canva/ Globo)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fernando Haddad fala sobre reformulação envolvendo o Vale-Refeição e VA

No dia 02 de outubro, Fernando Haddad fez um pronunciamento importante envolvendo o Vale-Refeição e Vale-Alimentação. Nesta quinta-feira, 12, iremos mostrar todos os detalhes sobre o assunto.

Durante uma reunião com as associações de bancos (ABBC), restaurantes (ANR), instituições de pagamento (Abipag), empresas de tecnologia (Câmara-e.net) e instituições financeiras (Zetta), o ministro sinalizou algumas mudanças para 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, afinal, o que aconteceu?

De acordo com apurações do TV Foco e informações do portal Metrópoles, Fernando Haddad sinalizou mudanças no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).

O PAT concede vale-refeição ou vale-alimentação para trabalhadores do regime CLT. Mas, a regulamentação ocorrerá apenas em 2025.

Regulamentação

Primeiramente, Fernando Haddad sinalizou dois pontos importantes para a regulamentação da PAT: o funcionamento da portabilidade e a interoperabilidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ministro ressaltou que as possibilidades estimulam a concorrência do mercado e poderá ocorrer a diminuição nas taxas para os trabalhadores e restaurantes.

Restaurante (Foto: Reprodução / Canva)

Modalidades

Com a portabilidade, o trabalhador poderá escolher a empresa com migração de forma gratuita.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

autoriza que os estabelecimentos aceitem o vale-refeição e alimentação de qualquer empresa. Nesse caso, o local deverá ter apenas uma maquina de cartão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale-refeição e Vale-alimentação

De fato, diversas empresas oferecem o vale-refeição e o vale-alimentação para seus funcionários com o objetivo de auxiliar nas despesas alimentares durante o expediente.

Normalmente, o vale-feição é utilizado em restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos através de um cartão magnético.

Enquanto o VA pode ser usado para compras no supermercados.

Por fim, as empresas que aderem ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) podem deduzir parte dos gastos com o vale-refeição do imposto de renda, desde que cumpram as normas do programa.

Considerações finais

Em resumo, durante reunião, Fernando Haddad confirmou que deverá aprimorar as regras do PAT para modificar o funcionamento da portabilidade e a interoperabilidade no Vale-Refeição e Vale-Alimentação em 2025.

Veja mais informações envolvendo propostas de Fernando Haddad clicando aqui.

O ministro Fernando Haddad (Foto: Reprodução / Globo)

Pode vender Vale-Refeição e Vale-Alimentação?

Por fim, uma dúvida comum entre os trabalhadores é se pode ou não vender o VR e VA.

O benefício é exclusivo do trabalhador e só deve ser usado por ele, ou seja, é proibido por lei.

Benefício vale-refeição (Foto: Reprodução/Band)

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: giovana.misson@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile