Carlos Lupi, ministro da Previdência, confirma nova medida do Governo no INSS que atinge cerca de 800 mil beneficiários até o fim de 2024
Desde que assumiu a presidência, Lula está focado em realizar novas medidas envolvendo benéficos, como o INSS e o Bolsa Família. Na última sexta-feira, 5, Carlos Lupi falou sobre um novo decreto do Governo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro da Previdência confirmou que a medida irá atingir cerca de 800 mil benefícios temporários do INSS a partir do mês de agosto de 2024.
Isso porque, o instituto irá realizar mais um pente-fino nos benefícios temporários. A medida visa excluir os pagamentos irregulares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do Valor Econômico, inicialmente, serão analisados o auxílio-doença e parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
“Todo mundo que tem mais dois anos de benefício, que não é o permanente, é o temporário, ele tem necessidade de fazer um novo exame para saber se ele continua tendo aquele direito. Então, isso já está começando a ser organizado, isso vai dar em torno de 800 mil pessoas”, disse Carlos Lupi.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, o Governo irá realizar o pente-fino a cada dois anos com um sistema de triagem e de apuração de possíveis irregularidades para realizar as correções. A última revisão ocorreu em 2019.
CORTES
O ministro do INSS também reforçou que o governo estima economizar cerca de R$ 20 bilhões com a revisão, que acontecerá até o final de 2024.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sincero, Carlos Lupi admitiu que existem erros na previdência, mas que o processo é comum e o Governo está focado em realizar as correções.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E por falar em INSS: confira tudo sobre aposentadoria e benefícios
“É claro que tem irregularidade, claro que tem. Nós somos humanos. Nós falhamos. […] Aqui no Brasil todo mundo falha, nós temos que corrigir esses erros e nós da Previdência estamos dando uma grande contribuição para a Receita Federal, diminuindo nossos custos, mudando nosso atendimento, tendo mais agilidade”, disse o ministro.
Por fim, Carlos Lupi admitiu que o governo estima economizar cerca de R$ 20 bilhões com o “pente-fino” nos benefícios previdenciários. Mas, que o foco deveria estar nas discussões sobre as altas taxas de juro.
“Não somos tribunal de inquisição e não estamos aqui para tirar benefício de quem tem direito”, finalizou o ministro.
Como falar diretamente com atendente do INSS?
No Brasil, existem milhares de cidadãos que recebem os pagamentos do INSS. Mas, muitos possuem dúvidas de como falar diretamente com um atendente.
Para isso, basta ligar no número 135. É importante destacar que este é o único número oficial do instituto.