Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, revela nova mudança envolvendo benefício do INSS e atinge pagamento de milhares
Enquanto criou novos programa sociais, Lula também está focado em realizar mudanças nos principais benefícios do país desde que assumiu a presidencia. Na última segunda-feira, 29, o Governo Federal tomou uma uma medida envolvendo o INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, revelou uma nova medida nos benefícios do INSS, que poderá atingir cerca de 800 milhões de beneficiários e o possível adeus ao pagamento de R$ 1.412.
Isso porque, após a decisão do corte de gastos aprovado por Lula, alguns benefícios do INSS passarão por um pente-fino. Caso tenha irregularidades, o beneficiário será cortado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Carlos Lupi reforçou que já foram realizadas mais 30 mil verificações de beneficiários temporários do INSS. Mas, a estimativa é chegar até 800 mil perícias médicas presenciais até o fim do ano.
Além da tradicional aposentadoria, o INSS é responsável pelo pagamento de pensão por morte, auxílio-acidente, auxílio por incapacidade temporária, BPC e outros. Agora, o foco do pente-fino estará nos benefícios temporários, como esses citados, de acordo com o portal O Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Nosso grande desafio hoje é evitar fraude. Tem muita gente que frauda a Previdência Social, frauda o BPC-Loas ( para ter benefícios indevidos”, disse Carlos Lupi, a jornalistas.
Em seguida, o ministro da Previdência Social reforçou que o pente-fino irá trazer uma economia aos cofres públicos, uma vez que muitos beneficiários recebem o pagamento do benefício sem precisar.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PENTE-FINO
Visando em tirar os benefícios irregulares, o INSS realizará perícias médicas. Mas, aqueles que continuam tendo o direito ao benefício não irão perdê-lo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Esperamos, na parte da perícia médica, uma verificação até o final do ano de 800 mil beneficiários temporários por algum tipo de doença. (…) Já fizemos 30 mil iniciais nessas primeiras semanas e a nossa intenção é fazer 800 mil presencialmente. Se a pessoa continuar tendo direito ao benefício por algum tipo de incapacidade, temporária ou permanente, continua recebendo. Se não tiver, será suspenso até o fim do ano”, disse Carlos Lupi.
Um dos benefícios mais atingidos será o BPC, pago para pessoas com deficiência de qualquer idade ou idosos com idade igual ou superior a 65 anos de baixa renda.
De acordo com o portal do IstoÉ, inúmeros beneficiários ão estão incluídos no CadÚnico ou que estão com o cadastro desatualizado há mais de 4 anos.
O objetivo do governo é passar um “pente-fino” e eliminar pagamentos irregulares e diminuir os gastos com o auxílio. Os beneficiários recebem o valor de um salário mínimo, que está em R$ 1.412.
Desse modo, a partir de setembro deste ano, os beneficiários que precisam a atualização do cadastro serão avisados pelas instituições bancárias, no extrato de pagamento do benefício.
Mas, existem alguns casos, em que o beneficiário poderá perder o benefício do BPC, como se tiver a renda superior a a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário-mínimo.
Como acessar o Meu INSS?
O Meu INSS é um serviço online que permite aos cidadãos acessarem informações e serviços relacionados aos seus benefícios previdenciários sem precisar ir a uma agência do INSS.
Para acessar o aplicativo, basta seguir esses passos:
- Acesse o site oficial do Meu INSS (meu.inss.gov.br) ou baixe o aplicativo disponível para Android e iOS.
- Clique em “Entrar” e escolha a opção de login via gov.br.
- Insira seu CPF e senha cadastrados no gov.br.
- Caso não tenha cadastro, clique em “Crie sua conta” e siga as instruções.