VITÓRIA!
Canetada histórica de Lula: Nova lei do cartão de crédito em vigor hoje (21/11) salva CLTs em 2024
21/11/2024 às 14h30
Lula sancionou nova lei dos cartões de crédito envolvendo proibição em juros
Nesta quinta-feira, 21, iremos mostrar a nova lei do cartão de crédito, que está em vigor no Governo de Luiz Inácio Lula da Silva, e poderá salvar milhares de trabalhadores CLTs em 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 03 de janeiro de 2024, novas regras que limitam os juros do rotativo do cartão de crédito passaram a valer. Porém, poucos sabem sobre o assunto.
Desse modo, iremos detalhar as mudanças no juros do rotativo do cartão de crédito estabelecidas durante o Governo de Lula.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Rotativo do cartão de crédito
Primeiramente, os juros do rotativo são os mais altos do mercado devido a linha de crédito fácil e a enorme taxa de inadimplência.
Ou seja, a modalidade é considerada emergencial e não exige garantia, o que faz as taxas dispararem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nova lei
Porém, desde janeiro de 2024, a nova lei do cartão de crédito determinou que a dívida total (com juros) de quem atrasa a fatura do cartão não poderá ultrapassar o dobro do débito original.
Por exemplo, caso o trabalhador possua uma dívida original de R$ 200, o valor total a ser pago, com a cobrança de juros e encargos, não poderá exceder R$ 400.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 2 passos para garantir corridas quase DE GRAÇA na Uber e dar ADEUS à tarifa dinâmica
● Detran em alerta: Lei de trânsito arma mudança histórica nos semáforos e atinge em cheio idosos 60+
● IPTU, viagens, remédios e +: Pacote com 6 benefícios salva o bolso de idosos 60+
No entanto, vale ressaltar que a nova regra não altera o custo do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF), segundo informações do G1.
Além disso, as novas regras passaram a valer apenas para débitos contraídos a partir de janeiro de 2024.
Decisão tomada em dezembro
Em dezembro do ano passado, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aconselhou limitar os juros do rotativo. No mês de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia determinado a mudança por lei.
Celebração Fernando Haddad
No ano passado, Fernando Haddad confirmou a nova lei envolvendo as mudanças dos juros no cartão de crédito rotativo.
“Estão valendo as regras normais do cartão de crédito, o parcelado sem juros, que está todo mundo familiarizado. A única mudança que entra em vigor no começo do ano que vem é que, para toda e qualquer contratação, os juros estão limitados ao valor do principal”, disse Fernando Haddad na época.
De fato, a medida ajuda ao trabalhador a pagar suas contas em dias com valores que cabem em seu bolso.
Juros médios
Porém, mesmo com a nova lei, os juros médios cobrados pelos bancos nas operações com cartão de crédito rotativo subiram de 426,9% ao ano, em agosto, para 438,4% ao ano em setembro, de acordo com o Banco Central.
Considerações finais
Em suma, no dia 03 de janeiro de 2024, a nova lei do cartão de crédito, que determina que o rotativo de juros não pode ultrapassar o dobro do débito original passou a valer.
Veja mais notícias envolvendo leis clicando aqui.
Qual é o cartão de crédito mais fácil de aprovar?
Por fim, inúmeros brasileiros necessitam do cartão de crédito para realizarem suas compras.
Desse modo, muitos buscam pelo mais fácil de ser aprovado. Veja cinco melhores opções, segundo o portal Serasa.
- Cartão Pan Gold;
- Cartão Pan Platinum;
- BTG+ Mastercard Internacional;
- Cartão BV;
- Digio.
Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]