Lula deu uma canetada confirmando uma nova lei sobre o cartão que caiu como um presente para os trabalhadores e aposentados. Ela atinge em cheio o Nubank, Santander, Itaú e outras instituições
As leis existem para garantir que a democracia e os direitos de todos sejam respeitados. Em um país, por exemplo, elas são necessárias para a harmonia da sociedade. Nessa matéria falaremos da nova canetada de Lula relacionado ao cartão de crédito. A novidade caiu como um presente para milhões de brasileiros como os aposentados e trabalhadores, visto que eles usam frequentemente.
A nova lei criada pelo Governo Federal mostra uma preocupação com o endividamento dos brasileiros. No Brasil, mais de 70% da população está endividada, sendo as faturas de cartão de crédito uma das principais causas. Vale lembrar que o grande vilão são as taxas rotativas cobrada quando o consumidor realiza o pagamento parcial da fatura, deixando parte do valor devedor para o mês seguinte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, com a implementação da nova regra neste ano, o Banco Central limitou a incidência de juros da dívida do cartão a 100% do valor devido. Isto é, se um cliente possui uma dívida de R$ 100; o valor total pago pelo cliente, com a cobrança de juros e encargos, não poderá exceder R$ 200. Vale lembrar que apenas o Imposto sobre Operação Financeira (IOF), não terá peso nessa nova regra.
Para quem não sabe, o Crédito Rotativo é uma modalidade ativada automaticamente quando o cliente não paga o valor total da fatura do cartão até a data do vencimento. De acordo com informações do portal ‘G1’, essa é a categoria mais cara do Brasil, só em outubro de 2023 (último dado disponível), eles ficaram em 431,6% ao ano. Assim, a decisão de limitar os juros é do ano passado.
Além disso, desde 1° de julho de 2024, consumidores com dívidas no cartão de crédito podem optar por transferir o saldo devedor para outra instituição financeira que ofereça melhores taxas. A medida vale tanto para quem parcelou as compras, quanto para quem entrou no rotativo. Ou seja, a novidade é um presente para os trabalhadores e aposentados que não querem acumular dívidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como aumentar o limite do cartão de crédito?
Para que o seu banco te dê um aumento de crédito, é importante que você mantenha sua renda atualizada. Além disso, é muito importante que você pague suas contas em dia, não deixando nenhuma atrasar, principalmente a fatura do cartão. Utilize seu limite ao máximo sempre que der, mas cuidado para não excedê-lo. Por fim, concentre suas compras em um único cartão.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE