Lula comunica nova lei às autoescolas e confirma fim de uma era nos locais. A seguir, confira todos os detalhes da novidade e veja quais as novas regras
Uma canetada de Lula trouxe uma nova lei às autoescolas e conforma o fim de uma era. A nova regra chega com tudo nos locais e donos já podem se despedir.
Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.921/2024, que traz mudanças significativas para as autoescolas no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que, de acordo com a nova lei sancionada por Lula, estabelecem-se novas regras referente a renovação das frotas de veículos das autoescolas no país.
Conforme o portal ‘Monitor do Mercado’, a nova medida visa garantir maior segurança e qualidade no processo de formação dos novos condutores.
Nova lei sancionada por Lula atinge as autoescolas
As informações dão conta de que a principal mudança da Lei 14.921/2024 envolve estabelecer uma idade máxima aos veículos utilizados para o ensino prático nas autoescolas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a nova regra, veículos destinados à prática da categoria A (motocicletas e triciclos), devem ser substituídos quando atingirem 8 anos de uso.
Já para a categoria B (veículos de até oito lugares), o limite é de 12 anos. Assim, visando alinhar a prática de ensino às atuais tecnologias e segurança do mercado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, os donos das autoescolas já podem começar a se despedir dos carros mais velhos, e se for preciso, adquirir veículos novos para as aulas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A importância do limite de idade de veículos nas autoescolas
De acordo com a fonte, limitar a idade dos veículos utilizados em autoescolas é de grande importância por vários motivos, como segurança, mecânica, modernização e muito mais.
Veículos mais novos possuem tecnologias de segurança, como freios ABS, airbags e sistemas de controle de estabilidade, essenciais para a proteção dos alunos das autoescolas.
Conforme o site, carros mais antigos podem apresentar falhas mecânicas que comprometem a segurança e o funcionamento correto do veículo durante a aula.
A direção elétrica, câmbio automático e sistema de multimídia, são modernizações fundamentais nas aulas, aproximando o aluno da realidade de muitos veículos atuais.
Carros novos oferecem maior conforto e melhor ergonomia. Além disso, demandam menos manutenção, reduzindo custos operacionais para as autoescolas.
Por fim, os veículos mais novos possuem maior eficiência no consumo de combustível e possuem menores índices de emissões de poluentes, sendo sustentáveis.
Considerações finais
A nova lei sancionada pelo presidente Lula incentiva a renovação na frota de veículos das autoescolas, contribuindo para aulas práticas mais seguras e eficientes.
Além disso, o benefício de estabelecer uma idade limite, atingem não somente o aluno, mas os instrutores e proprietários, com veículos seguros, atuais e que geram menos impacto negativo.
Quanto custa para tirar a CNH em 2024?
De acordo com informações do portal ‘BM&C News’, o valor total para a obtenção da CNH B em 2024 pode variar entre R$1800,00 e R$2600,00, dependendo da cidade.
Sendo assim, é preciso pesquisar em várias autoescolas para encontrar um preço que caiba melhor no seu bolso, além disso, você pode tentar ‘pechinchar’, e conseguir um valor melhor.
Vale lembrar que o preço pode variar muito de estado para estado, por isso, fique atento ao fazer sua escolha.