O Governador Tarcísio de Freitas cravou uma canetada triunfal e que chega para trazer o fim de uma era em linha queridinha em São Paulo
Sem sombra de dúvidas, o metrô é um dos meios de transporte público mais usados pelos brasileiros. Acontece que, milhões de trabalhadores e muitos outros cidadãos, se deslocam diariamente no sistema de condução para chegar no local desejado e conseguindo driblar o trânsito das grandes cidades, como é o caso de SP.
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E por falar no meio de locomoção, dessa vez iremos tratar de uma canetada do Governador Tarcísio de Freitas ao metrô de São Paulo, chegando para trazer fim de uma era em linha mais popular e que atinge até a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Acontece que, de acordo com o portal ‘Poder360’ o chefe de estado planeja fazer um leilão da linha-1 Azul do Metrô paulista no próximo ano de 2025. O intuito é fazer a concessão do trecho, que corta a capital paulista de norte a sul, em um pacote com uma nova linha de metrô a ser construída pela empresa vencedora da aquisição.
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“A ideia é que ano que vem a gente possa levar a leilão a Linha 1 junto com a Linha 20”, destacou Tarcísio de Freitas, no último dia (08) de abril de 2024, durante evento que marcou o início dos estudos para a construção da estação ABC da Linha 10-Turquesa da CPTM.
O grande objetivo é de que o projeto da linha 20-Rosa do Metrô ligue a capital ao ABC paulista, conectando a região da Lapa até Santo André. Vale dizer que, o governador não deu maiores detalhes a respeito do custo atual do empreendimento e muito menos do investimento total na concessão.
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Quando falamos no sistema metroviário paulista, podemos dizer que a linha 1-Azul é a mais antiga e uma das principais do segmento. Chamada originalmente de Linha Norte-Sul, ela liga as estações Tucuruvi a Jabaquara. Em tese, essa se trata de nada menos que a primeira linha construída pelo Metrô, iniciada no final da década de 1960 e inaugurada em 1974.
É importante enfatizar que, Tarcísio ainda disse que o governo estuda outras concessões à iniciativa privada para o que chamou de uma ‘repotencialização’ do transporte público sobre trilhos em São Paulo.
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“A gente está tratando, estudando muito a questão das concessões das linhas CPTM e metrô. Nesse objetivo, por exemplo, no caso das linhas de Metrô, a gente está estudando a possibilidade de fazer a concessão da Linha 3 com a Linha 16 para atender a Zona Leste de São Paulo. A Linha 2, que também é uma prioridade, viria junto com a Linha 19”, relatou o Governador.
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Qual é a diferença entre trem e metrô?
As distinções se dão pela velocidade, distância entre as estações e outra série de questões técnicas. Trens costumam ter mais carros do que os metrôs, para transportar mais passageiros, segundo o ‘Estadão’.