Grandes novidades estão para chegar no metrô de São Paulo ainda durante o governo de Tarcísio de Freitas
A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) anunciou uma grande conquista para a mobilidade urbana da cidade: a conclusão do processo licitatório para o estudo mercadológico da futura Linha 20-Rosa, ainda durante o governo de Tarcísio de Freitas.
Este novo ramal de metrô será um dos principais corredores de transporte da capital paulista, conectando as estações Santa Marina, na zona central, e Santo André, no ABC Paulista, com um total de 31 km de extensão e 24 estações ao longo do percurso.
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De acordo com o portal ‘viatrolebus’, após a análise das propostas, o consórcio GQS – L20, formado pelas empresas Geribello Engenharia Ltda, Quanta Consultoria Ltda e SMF Serviços Metroferroviários Ltd., foi habilitado e selecionado para dar sequência ao projeto.
Nova Linha 20-Rosa
A Linha 20-Rosa do metrô de São Paulo, além de sua impressionante extensão de 31 km, inclui importantes obras de infraestrutura, como 22 poços de ventilação e saída de emergência (VSE).
Além disso, contará com 11 poços exclusivos para emergência (SE), dois pátios de estacionamento e manutenção dos trens, além de três subestações de energia.
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Essa iniciativa será um divisor de águas para a região, oferecendo mais eficiência e conforto ao transporte público.
Expansão do metrô
Esse projeto faz parte do Programa de Expansão da Rede Metroviária, que integra o Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP).
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A proposta do governo paulista é ampliar o sistema de metrô por meio de parcerias público-privadas (PPP), não apenas para expandir a rede, mas também para assegurar a operação e a manutenção das novas linhas, com o objetivo de otimizar os investimentos e garantir mais qualidade no transporte.
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Com a adição de mais 35,8 km de trilhos planejados, o sistema metroviário de São Paulo passará a ter 136,9 km de extensão, com a participação de instituições de renome, como a International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial.
Isso representa um passo fundamental para modernizar a infraestrutura e a mobilidade na cidade, conectando ainda mais as diversas regiões metropolitanas de São Paulo.
Considerações finais
Em resumo, a Linha 20-Rosa do Metrô de São Paulo é uma importante expansão da rede metroviária. Assim, conectando a zona central da capital ao ABC Paulista com 31 km de extensão e 24 estações.
O projeto, parte do Programa de Expansão e do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado, inclui infraestrutura crucial, como poços de ventilação, pátios de manutenção e subestações de energia.
A iniciativa visa melhorar a mobilidade urbana, reduzir congestionamentos e oferecer transporte mais eficiente e seguro.
Com a colaboração público-privada e apoio de instituições internacionais, essa expansão moderniza a infraestrutura e conecta ainda mais a região metropolitana.
Qual o preço da passagem de metrô em São Paulo?
De acordo com as informações divulgadas pelo ‘G1’, desde o dia 06 de janeiro deste ano, a tarifa do metrô em São Paulo é R$ 5,20. Se aplicando também as concessões privadas.
Porém, quem tiver carregado o Bilhete Único até o domingo (5) continuará pagando o valor antigo das tarifas por até 180 dias. A informação é da SPTrans, a empresa de transporte do município.
Após este prazo, passará a ser descontado o preço com o reajuste.
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